Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário, fala sobre empreendimentos ferroviários do novo PAC

14.09.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Revista Ferroviária
Data: 14/09/2023

O secretário de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, foi um dos palestrantes do VII Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário. O evento aconteceu hoje, quarta-feira (13), durante a 29ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), que acontece até amanhã, quinta-feira (14). O secretário falou sobre o tema “Os empreendimentos ferroviários do novo PAC”, dentro painel “Projetos em implantação para ampliar o transporte ferroviário de carga”, moderado por Jean Pejo, secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF/Brasil).

A STMF é promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), a edição deste ano terá como tema “A inovação dos transportes passa pelos trilhos” e trará pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte sobre trilhos de passageiros e cargas. Organizado pela AEAMESP, em parceria com ABIFER e SIMEFRE, o Seminário teve como tema “Desafios para aumentar a participação da ferrovia na matriz de transporte de carga nacional”. Os debates foram coordenados por Pedro Machado, conselheiro da AEAMESP, e tiveram diversos especialistas como palestrantes.

Na ocasião, Ribeiro afirmou que uma das funções de sua pasta é fazer do Brasil um celeiro de ferrovias. De acordo com ele, o País pode e deve fazer com que o modal ferrovia cresça. “Temos (o governo) essa grande missão e eu, pessoalmente, uma responsabilidade enorme. Desejamos ver esse país cortado por trilhos, assim como com EUA. O presidente Lula e o ministro Renan Filho sinalizaram a preocupação que o governo tem com esse tema, mas, para isso, não bastam recursos, temos que ter bons projetos, estratégia de fomento e políticas públicas. Esses três pontos formam a estrutura necessária para que tudo aconteça. Com transparência e um banco de projetos estruturado obteremos os recursos necessários para o desenvolvimento ferroviário”, defendeu

No mesmo painel, palestraram José Roberto Lourenço (MRS), sobre ”Ações da MRS para aumentar o transporte de carga geral em sua ferrovia”; João Almeida (FIPS), falando do “Aumento de capacidade da malha ferroviária interna do Porto de Santos”; Gustavo Cota (BAMIN), abordando ‘Investimentos para implantação da FIOL I”; e Guilherme Penin (RUMO), explanando sobre “Expansão da Malha Norte para a região de Lucas do Rio Verde”. As apresentações foram seguidas de debates e perguntas do público.

A STMF é reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. Diferentemente das edições anteriores, a 29ª SMTF começará na segunda-feira e não mais na terça-feira. O evento reunirá presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos, urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, de entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.