Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Licitação selecionará empresa para obras de acessibilidade nas estações de São Caetano e Utinga da CPTM

22.03.2021 | | Notícias do Mercado

Recebimento das propostas será em 23 de abril

 

Estação de São Caetano do Sul

Com a finalidade de modernizar as dependências das estações de São Caetano e Utinga da Linha 10-Turquesa na questão de acessibilidade, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo no sábado, 20 de março de 2021, processo de licitação para selecionar empresa responsável pela execução destas obras.

Os interessados em participar do certame que será realizado em sessão pública, deverão retirar os anexos de parte do edital apresentando DVD ou Pen Drive, mas respeitando os protocolos sanitários adotados durante a pandemia, podendo comparecer somente uma pessoa para este pedido.

HISTÓRICO DAS ESTAÇÕES:

A linha 10-Turquesa da CPTM integra parte do antigo trajeto da SPR (São Paulo Railway), a linha Santos – Jundiaí, que é a primeira ferrovia do estado de São Paulo e uma das mais antigas do País, iniciando a operação em 1867.

Ao longo deste tempo, foram feitas reformas, remodelações e ampliação, mas pouco foi realizado na linha quanto a acessibilidade, o que é uma reclamação constante dos passageiros.

A prioridade é para pessoas com deficiência, mas acessibilidade é para todos os passageiros, independentemente da condição, uma vez que amplia o conforto e a segurança no ambiente.

De acordo com o site “Estações Ferroviárias do Brasil”, o prédio atual da Estação Capuava foi construído em 1960. A estação foi aberta como um posto telegráfico em 1920, se tornando estação já com a estrutura atual em 1960.

Ainda de acordo com o mesmo portal, o prédio atual da estação Prefeito Saladino foi inaugurado em 29 de março de 1966. O início do atendimento ao local foi em 1952, ainda apenas como uma parada para atender aos trens de subúrbio da Santos-Jundiaí.

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 22/03/2021