18.11.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Portal Metrô CPTM Data: 16/11/2024
A Linha 16-Violeta ganhou um enorme impulso desde agosto, quando a construtora espanhola Acciona declarou que estava interessada em assumir o projeto de construção e operação do ramal de metrô.
Desde então, ela tem vencido etapas e passou a fazer parte do programa de mobilidade sobre trilhos do governo do estado.
Atualmente, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) abriu o projeto para que grupos privados possam realizar estudos preliminares sobre a melhor forma de tirá-lo do papel.
Esse processo deve ser concluído em 2025 e então a gestão atual decidirá como e quando leiloará a futura concessão.
Batizada como a “Linha dos Parques”, por ter um trajeto próximo a grandes áreas verdes da capital, a Linha 16-Violeta demonstra ter um grande potencial de transporte.
Em seu formato inicial, com 17 km e 16 estações, o ramal poderá transportar cerca de 18 milhões de passageiros por mês.
Se o número não lhe dá ideia clara do que representa, basta saber que isso é mais usuários do que passam atualmente pelas linhas 2-Verde e 4-Amarela – pouco mais de 17 milhões, segundo dados de agosto.
Mas vale lembrar que o projeto final da Linha 16 prevê 32 km e 25 estações, ligando a estação Oscar Freire à estação Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo.
A grande questão, contudo, é que, por mais que o assunto esteja em alta na mídia, o cenário para o novo ramal é bastante impreciso ainda.
Embora o governador Tarcísio de Freitas queira leiloar o projeto ainda em seu mandato, mesmo que isso ocorra, serão oito anos de obras antes que os primeiros trens circulem pelos trilhos.
Ou seja, estamos falando de meados de 2035 em um cenário em que não há atrasos ou imprevistos. Até lá, resta saber se a demanda mudará também.