Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linha 2-Verde terá intervalo de apenas 100 segundos com extensão até Guarulhos

16.10.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: MetrôCPTM
Data: 14/10/2023

Linha 2-Verde não apenas ganhará mais 14 km de extensão e 13 estações quando a expansão no sentido de Guarulhos for concluída. O ramal do Metrô também verá seu intervalo mínimo entre os trens reduzido em 20 segundos.

Segundo documentos da companhia, o projeto é que o headway (como é chamado o intervalo entre trens) caia de 120 segundos atualmente (2 minutos) para 100 segundos.

Na prática isso significa acrescentar uma capacidade de transporte por hora/sentido de 20%. Hoje a Linha 2-Verde pode transportar até 48 mil pessoas por hora/sentido, patamar que subirá para 57,6 mil passageiros quando o projeto for entregue em sua totalidade.

O segredo para isso está na mudança na infraestrutura de via, trens e sistemas. Hoje a Linha 2 já conta com o sistema de sinalização CBTC, que permite intervalos menores, mas ainda não possui portas de plataforma em todas as estações e uma frota suficiente para isso.

Com a chegada de 22 novos trens da Frota R, que deverão ser encomendados em breve, o ramal passará por mudanças em várias frentes. Uma delas é que a mudança de via na estação Vila Prudente, hoje um impeditivo para reduzir o tempo de operação, será eliminada após a extensão do trecho.

Operação automatizada

A mais significativa delas, no entanto, é na forma como os trens operam graças à automação da operação. Embora atualmente o CBTC permita melhorias, a frota de trens ainda opera no chamado modo GoA1, quando parte das funções é manual e há a presença do operador a bordo.

Nas fases previstas no projeto, o objetivo é passar a operar entre Vila Madalena e Vila Prudente em GoA2 quando todas as estações contarem com portas de plataforma e o pátio Tamanduateí ser ampliado. Numa segunda etapa, os trens da Frota R entrarão em serviço também no padrão GoA2.

A chamada Fase 1B prevê o uso do padrão GoA3, quando a operação é automática, mas com a presença de operador a bordo. Ela começará quando o trecho até Vila Formosa for aberto, com mais quatro estações. Mas apenas os trens novos, que não terão cabine de comando, irão subir para o nível GoA3, com as frotas I e J em GoA2.

A Fase 2A significa que a Linha 2-Verde já estará operando em Penha e a partir daí tanto a Frota R quanto a Frota I funcionarão com GoA3 enquanto a Frota J permanecerá com o GoA2.

Por fim, na Fase 2B as Frotas R e I passarão a operar de forma totalmente automática, como na Linha 4-Amarela. Já a Frota J seguirá com o GoA2, ou seja, com a presença de operador atuando em algumas funcões.

Durante a implantação do CBTC no novo trecho, o Metrô fará uma atualização em 25 trens da Frota I para que eles possam operar no GoA4, mas não está claro se isso incluir retirar as cabines de comando. Já os 26 trens da Frota J deverão ser preparados para o GoA4, caso o Metrô decida modernizá-los no futuro.

A expansão da Linha 2-Verde deve ocorrer em fases. A primeira, com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa deve ser aberta em 2026. A segunda fase, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, em 2027.

Já a extensão até a estação Dutra, em Guarulhos, com mais cinco estações, não tem previsão de ser iniciada por enquanto.