Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linha 20-Rosa do Metrô ganhará estudo mercadológico

13.05.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 13/05/2024

Projeto de grandes proporções e elevado custo, a Linha 20-Rosa, do Metrô, ganhará um estudo mercadológico a fim de avaliar seu potencial de geração de receitas não tarifárias.

O edital da licitação foi anunciado pela companhia do estado nesta segunda-feira, 13, mas só estará disponível a partir do dia 14. A sessão pública para entrega de propostas está marcada para 13 de junho.

Apesar disso, entende-se que caberá ao futuro contratado estudar a exploração de vários tipos de negócios que poderão ser associados à operação do ramal de 33 km e 24 estações.

A companhia já havia lançado algo semelhante, o estudo de “aconselhamento financeiro” (financial advisory), para ter em mãos os possíveis arranjos para concedê-la.

Não se trata de algo novo já que desde os primeiros estudos, o governo avalia aproveitar as características da Linha 20 no sentido de incluir empreendimentos e serviços integrados a suas estações e até mesmo pátios de manutenção.

É um modelo já em uso no exterior onde grandes complexos multiuso acabam sendo construídos em conjunto com as estações.

Vale dizer que em alguns sistemas, a receita auferida por essas atividades complementares supera o faturamento com o transporte de passageiros.

Trata-se de uma situação ideal para a rede sobre trilhos paulista, cuja dependência da defasada tarifa de transporte e os constates repasses públicos tem sido cada vez maior.

A Linha 20-Rosa é um dos projetos prioritários do atual governo e deve ser concedida em conjunto com a Linha 1-Azul, segundo relatos recentes. O estudo, portanto, deverá ajudar a estabelecer as condições para o futuro edital.

Nota do editor: o site atualizará este artigo quando tiver acesso ao edital.