Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Mato Grosso terá a primeira ferrovia construída no regime de autorização no Brasil

13.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Rádio Senado
Data: 10/10/2022

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) anunciou a aprovação da obra de construção da ferrovia que vai de Rondonópolis ao Norte do Mato Grosso e ressaltou a importância do compromisso com a fiscalização da responsabilidade social e ambiental da empresa responsável pela obra. A ferrovia será construída sob o modelo de autorização, sem a necessidade de leilão.

O SENADOR WELLINGTON FAGUNDES ANUNCIOU A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA FERROVIA POR AUTORIZAÇÃO DO BRASIL.

A OBRA SERÁ REALIZADA EM MATO GROSSO E VAI LIGAR RONDONÓPOLIS A LUCAS DO RIO VERDE, PASSANDO POR CUIABÁ. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA.

O senador Wellington Fagundes, do PL, anunciou a aprovação por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso da construção da ferrovia que ligará Rondonópolis até o norte do estado. O modelo de autorização dispensa o leilão dos trechos. O parlamentar ressaltou a necessidade de fiscalização e cobrança sobre a empresa Rumo, encarregada da construção. E afirmou que a compensação ambiental e social será de responsabilidade da construtora:

A primeira ferrovia por autorização do Brasil. E, olha, foi aprovada por unanimidade. O Governador Mauro fez a sua regulamentação e o chamamento. E já temos agora definido o avanço da ferrovia de Rondonópolis, Cuiabá, até o Nortão de Mato Grosso. Deve acontecer esse ato agora no próximo dia 17. E lá estaremos, claro. Queremos o avanço da ferrovia, mas, Deputada Janaina, também já estamos aqui cobrando, de público, a responsabilidade da compensação social e ambiental por parte da empresa Rumo

De acordo com Welligton Fagundes, aproximadamente R$ 500 milhões foram aprovados para dar continuidade ao andamento da obra. Sob a supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Gabriela Pereira.