Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô de São Paulo inaugura o MetroLab, um laboratório de inovação

21.02.2020 | | Notícias do Mercado

Espaço conta com ambientes de testes e prototipagem, equipamentos como impressora 3D e lousas digitais, materiais e recursos técnicos

 

O Metrô de São Paulo inaugurou um laboratório de inovação, o “MetroLab”, nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2020, na sede da UNIMETRO (Universidade Corporativa do Metrô), no pátio Jabaquara.

O espaço conta com ambientes de testes e prototipagem, equipamentos como impressora 3D e lousas digitais, materiais e recursos técnicos de ponta, além de uma incubadora de projetos de inovação, segundo o Metrô.

O projeto foi conduzido pela UNIMETRO, em parceria com o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica). O objetivo, segundo o Metrô, é “buscar um novo modelo mental por meio de um espaço destinado a experimentos e inovação voltados à mobilidade. Cientistas, técnicos, pesquisadores, estudantes e startups poderão trabalhar em conjunto nos projetos e soluções sustentáveis em um espaço especialmente desenhado para essas atividades”.

O evento contou com a presença do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, do presidente do Metrô, Silvani Pereira, diretores, gerentes e corpo executivo da companhia, do presidente da UITP/América Latina (Associação Internacional dos Transportes Públicos), Jurandir Fernandes e especialistas em mobilidade.

Nossa expectativa com este espaço é que ele reúna pensadores, estudiosos, cientistas e pessoas que conheçam mobilidade para inovar. Não só no meio de transporte, mas na forma de pensar como as pessoas podem se locomover. Teremos a oportunidade de incentivar incubadoras e jovens que queiram empreender nesta área”, disse Silvani Pereira.

Jurandir Fernandes, especialista do setor, apresentou as novas tendências em mobilidade, um histórico do desenvolvimento dos transportes e os conceitos do MAAS (Mobility As A Service – Mobilidade como um serviço).

Trata-se de um novo modelo caracterizado pela oferta de serviços de transporte personalizado, com a gestão de viagem flexibilidade de pagamento, facilidade de transação e planejamento de viagem conforme a demanda de deslocamento do passageiro. Tudo isso com o uso das novas tecnologias e dados de localização em tempo real combinadas para melhorar a experiência do usuário.”

O QUE É INOVAR

Após o descerramento da placa inaugural, a chefe da UNIMETRO, Silvia Pasini, explicou a finalidade do MetroLab. Segundo ela, muita gente ainda acha que inovar é só ser um pouco criativo, ter um jeito descolado ou pensar fora da caixa.

Na verdade, para inovar, existem técnicas, métodos e instrumentos e diferentes pessoas pensando em conjunto para solucionar problemas complexos. Se tiver que errar, vamos errar rápido em um ambiente seguro como este e aprender para criar belos projetos”.

Assista o evento na íntegra no canal oficial do Metrô no Youtube:

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 19/02/2020