Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô do Recife tem novo superintendente.

20.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: JC On-line
Data: 18/03/2023

Nem o PT nem o MDB. Quem vai assumir a bronca que virou o Metrô do Recife – com um déficit apenas de custeio na ordem de R$ 300 milhões ao ano – é um nome ligado ao presidente reeleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Por sorte, é um nome técnico:  Dorival Martins, eletrotécnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), funcionário de carreira, com pós-graduação em gestão pública. Dorival Martins vai substituir Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que comandava o sistema metropolitano desde abril de 2020. Na época, Ferreira foi o segundo superintendente em menos de dois meses e o terceiro desde outubro de 2019.

O nome é escolha do diretor-geral da CBTU nacional, José Marques, que segue no comando da companhia desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Marques é ligado a Arthur Lira e conseguiu vencer a força do senador Humberto Costa (PT), que defendia o nome do seu assessor Dilson Peixoto.

Também foram indicados outros nomes de funcionários de carreira para ocupar funções administrativas da Superintendência da CBTU no Recife: o eletrotécnico José Inocêncio para chefia de Gabinete; o engenheiro de manutenção Adalberto Nunes para a Gerência Regional de Manutenção (GIMAN); e o eletrotécnico com pós-graduação em gestão pública Sávio Marcos para a Gerência Regional de Operação (GIOPE).

PT TENTOU EMPLACAR NOME PARA O METRÔ

Havia uma expectativa de que o senador pernambucano Humberto Costa (PT-PE) conseguisse se sobrepor à força de Arthur Lira (PP-AL) – reeleito para a presidência em fevereiro com expressa votação (464 votos dos 509 deputados federais presentes). Se isso acontecesse, o nome cotado seria o do ex-vereador e ex-secretário Dilson Peixoto, petista de carteirinha.

Dilson Peixoto está como assessor legislativo do senador Humberto Costa, mas já comandou pastas e órgãos ligados à gestão do transporte público de Pernambuco, como o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) – gestor do sistema de ônibus da RMR – e a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) – que gere os ônibus intermunicipais da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

EX-SUPERINTENDENTE DO METRÔ VAI PARA O DETRAN-PE

O ex-superintendente do Metrô do Recife, Carlos Fernando Ferreira da Silva Filho, que saiu neste sábado oficialmente do comando do sistema, vai assumir o Detran-PE.

Ligado a Anderson Ferreira, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e candidato derrotado ao governo de Pernambuco, foi indicado a um dos órgãos que mais arrecada para o Estado num acordo político com a governadora Raquel Lyra (PSB) que demonstra um aceno ao grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No meio metroviário, Ferreira já vai tarde. Foi um gestor que pouco conhecia do Metrô do Recife e que não tinha força política para conseguir, ao menos, vencer seu desconhecimento do setor de transporte público. Também era avesso à imprensa.