Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô pode ser estendido de Águas Claras até a Valéria e Palestina

26.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: A Tarde
Data: 22/02/2024

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas pode ser estendido de Águas Claras até a região da Valéria e Palestina, na BR-324, isso conforme uma indicação feita ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) pela deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Atualmente, há confirmação apenas de expanção do modal até o Campo Grande. 

Caso aprovada e acatada pela gestão estadual, a ideia é expandir as estações que pode contribuir positivamente na rotina dos 55 mil habitantes da região, que envolvem o entorno da Palestina, Moradas da Lagoa, Periperi, Pirajá e Cajazeiras XI, cujos moradores têm dificuldade de locomoção.

“Esses bairros estão em pleno crescimento, com foco na saúde da população, nas oportunidades de emprego, com programas de capacitação para quem busca uma colocação profissional, além de opções de lazer e entretenimento para toda a família”, disse a deputada ao defender a importância desta medida no dia a dia da população.

Fiscina ressaltou também que, conforme exigência de integração no edital da licitação metroviária, planeja-se a articulação do metrô com demais modais, a exemplo do VLT do Subúrbio de Salvador, cujo sistema deve ser estendido até Simões Filho, que, obrigatoriamente passaria pelos bairros de Valéria e Palestina, nas imediações do viaduto próximo à Ambev.

Saneamento

Também para o bairro de Valéria, a deputada apresentou indicação ao governador Jerônimo e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), solicitando a construção de rede de saneamento básico.

“Os moradores enfrentam diversas dificuldades, a exemplo do aumento de infectados pelo mosquito da Dengue e Chikungunya, ruas sem pavimentação e drenagem, bem como doenças provocadas por roedores, fruto da falta de saneamento básico”, disse.