Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ministro recebe pedido para implantação de terminal de ferrovia em Dourados

29.04.2021 | | Notícias do Mercado

Dourados News - 27/04/2021

 

Agenda continua nesta quarta-feira (28), em Brasília – Crédito: Assecom

O prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), acompanhado do secretário de governo, Henrique Sartori, segue agenda em Brasília (DF) para tratar de questões voltadas ao município, incluindo a implantação da Ferroeste, que ligará Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá (PR).

Nesta tarde (27/4) eles se reuniram com o ministro e infraestrutura, Tarcísio Freitas, onde solicitaram apoio para a inclusão no projeto de um terminal logístico em Dourados, que beneficie o escoamento da produção da região e a prestação de serviços para a ferrovia.

No ano de 2017 a ferrovia foi bastante divulgada na cidade e teve o envolvimento de liderança políticas, passando até por consulta pública. Durante muito tempo o projeto ficou parado por impasses técnicos.

Em março deste ano o projeto da ‘Nova Ferroeste’ teve sinais de avanço com leilão do projeto na Bolsa de Valores (B3), mas sem mencionar o terminal de cargas em Dourados.

Já no mês de abril notícias davam conta de quem arrematasse o consórcio de concessão decidiria sobre o posicionamento geográfico dos terminais do eixo ferroviário de que ligaria Maracaju, maior produtor de grãos do Mato Grosso do Sul e considerado marco zero do projeto, ao Porto de Paranaguá, em território paranaense.

Entretanto, Dourados ficou mais uma vez de fora do projeto, apesar de autoridades políticas afirmarem que a cidade receberia o terminal ferroviário.

Agora a comitiva douradense segue em Brasília para conseguir apoio político para garantir a inclusão da cidade no projeto. De acordo com informações da prefeitura, “o terminal visa a maior expansão do desenvolvimento local, regional e, consequentemente, nacional”.

Mais cedo eles também estiveram com a e ministra de agricultura, Tereza Cristina, para de estudos e projetos para a implantação de uma Central de Abastecimento (Ceasa) no município.

A agenda continua na quarta-feira (28), onde os representantes de Dourados vão discutir questões como economia e educação.