Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ministro Tarcísio confirma sua participação na 22ª NT Expo – Negócios nos Trilhos

11.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portal de PinhalData: 04/03/2022

O ministro da InfraestruturaTarcísio Gomes de Freitas, confirmou a sua participação na 22ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, principal evento do setor metroferroviário da América Latina, que acontece de 15 a 17 de março de 2022, no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento será realizado em um momento histórico do setor ferroviário brasileiro, que prevê uma significativa expansão do modal, com centenas de bilhões em investimentos da iniciativa privada.

Para fomentar networking, conhecimento, troca de informações e ideias, o evento contará com uma ampla programação de palestras nos três dias. No primeiro (15 de março), acontece o Pro Trilhos, seminário organizado pelo Ministério da Infraestrutura e pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., e com o apoio institucional da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários).

Além da participação do ministro e de outras importantes autoridades, o Pro Trilhos contará com extensa programação, composta por apresentações das concessionárias, da Valec e das novas autorizatárias de transporte ferroviário de carga. O encerramento do Pró-Trilhos ficará por conta de associações internacionais, que vão detalhar os modelos das operações de seus países.

Carga e passageiro

Já nos dias 16 e 17 de março, a NT Expo dará continuidade à programação de conteúdo, com a Conferência NT Expo, que conta com palestras dos segmentos de passageiros e cargas e a presença de autoridades e executivos. A abertura vai trazer o tema “Ajustes necessários no marco legal do transporte ferroviário de cargas e a expectativa para o marco do transporte ferroviário de passageiros”, já com a confirmação do Secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, entre outras autoridades e executivos.

Nesses dois dias, serão tratados temas como “Planos de investimentos das principais operadoras de transporte metroferroviário”“Os desafios da engenharia nas obras de transporte de passageiros em cidades já estruturadas”“O que o Brasil tem a aprender com os modelos de gestão de transporte de passageiros de outros países”“Construção de linhas de trens regionais: Como a iniciativa privada pode contribuir para o Brasil voltar a ter ferrovias de passageiros”“O deslocamento de pessoas para cidades do interior gerou uma nova demanda por soluções de mobilidade urbana. O VLT e outros sistemas são soluções para essa nova realidade?” 

No segmento de carga, estão previstos os painéis: “O crescimento da diversificação das cargas transportadas nas ferrovias brasileiras e a necessidade de inovação sob a perspectiva de gestão, segurança e eficiência”“Como conciliar o desenvolvimento das ferrovias com a sustentabilidade operacional e obtenção de licenças ambientais” e “Short lines – como incentivar o aproveitamento desses trechos. O que está previsto na legislação?”. Para completar, serão apresentados cases que trarão inovações para atender a essa nova realidade de crescimento do setor.

Investimentos recordes

Além dos investimentos em concessões e renovação das concessões, que já foram anunciados, já são 27 contratos assinados entre o Governo Federal e setor privado para a implantação de novas ferrovias de carga pelo regime de autorização previsto no Marco Legal das Ferrovias.

A projeção é que sejam investidos R$ 133,24 bilhões de recursos privados nesses novos empreendimentos, que devem acrescentar 9.922,5 quilômetros de novos trilhos à malha ferroviária, ampliando significativamente a participação do modal na matriz de transportes. Os novos projetos fazem parte do Programa de Autorizações Ferroviárias – Pro Trilhos.

Desde setembro, o Pro Trilhos recebeu 79 requerimentos para construção e operação de ferrovias privadas pelo regime de autorização. Eles foram apresentados por 32 diferentes entes privados – 27 deles estreantes no segmento. Somados, os pedidos têm potencial de injetar R$ 240,82 bilhões em investimentos privados no modal e agregar 20,7 mil quilômetros em novos trilhos à rede ferroviária nacional, cruzando 17 estados e o Distrito Federal.

A NT Expo recebeu, na última edição presencial, em 2019, mais de 5 mil profissionais. Desta vez, o evento acontece no formato híbrido, (presencial e digital), com presença de diversas empresas nacionais e internacionais apresentando soluções inovadoras para o transporte de passageiros e cargas sobre trilhos, mas também com a transmissão via plataforma digital da NT de todo o conteúdo proposto pela Conferência NT Expo realizada nos dias de evento.

Networking assertivo, conteúdo exclusivo e soluções inovadoras propostas por um setor que está aproveitando a oportunidade de ganhar protagonismo no cenário dos transportes de cargas e passageiros. Este é o cenário da NT Expo 2022”, avalia o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, Hermano Pinto Jr.

O evento, realizado simultaneamente à Intermodal South America (encontro das empresas dos setores de logística, intralogística, infraestrutura, transporte de cargas, inovação e tecnologia) é uma das ferramentas B2B (Business to Business) da plataforma de relacionamento e negócios da NT Expo, que vem sendo aprimorada e que marca um novo posicionamento da Informa Markets, responsável por esta e outras 30 plataformas associadas a diversas vertentes de atividades econômicas em todo o mundo.

Protocolos de segurança – Para ter acesso à NT Expo, os executivos e profissionais do setor deverão apresentar comprovante de vacinação (físico ou virtual) com, no mínimo, duas doses da vacina contra a Covid-19 e serão submetidos a controle de temperatura. Também será obrigatório o uso de máscara dentro de todo o pavilhão, sendo que a retirada só será permitida para o consumo de alimentos e de bebidas. A Informa Markets está em contato constante com os órgãos oficiais de saúde e de segurança pública e seguirá as recomendações vigentes no momento da realização do evento.

“Um dos nossos focos de atenção é oferecer conteúdo e networking, mas acima disso temos a preocupação de criar um ambiente seguro para todos: expositores e visitantes, além de todos os prestadores de serviços envolvidos na realização do evento. Assim, durante a NT Expo, colocaremos em prática todos os protocolos de segurança recomendados pelas organizações sanitárias internacionais, além das práticas desenvolvidas na própria Informa Markets”, afirma Hermano Pinto Jr.

Nos próximos dias, a organização da NT Expo divulgará mais detalhes sobre o credenciamento de visitantes e as inscrições nos eventos de conteúdo, além de mais detalhes dos participantes da edição 2022! Reserve a data na sua agenda e aguarde as novidades! 

Serviço:

22.ª NT Expo – Negócios nos Trilhos
Quando: 15 a 17 de março de 2022, das 13 às 21 horas. 
Onde: São Paulo Expo – São Paulo/SP.

Sobre a NT Expo 

Muito mais do que um evento, uma plataforma de negócios completa para o setor ferroviário, gerando oportunidades, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes – digital e físico, simultaneamente. Disponível 365 dias por ano, a NT Expo oferece uma base de dados qualificada, com centenas de contatos de profissionais do setor, eventos, como a NT Expo Xperience, além de website, e diversos canais, como as redes sociais e uma gama exclusiva de soluções, com as quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para a obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade. https://www.ntexpo.com.br/

Sobre a Informa Markets?

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected]