Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Mobilidade sustentável sobre trilhos

11.01.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Correio Popular
Data: 09/01/2024

Nos últimos anos, o Estado de São Paulo tem se destacado pela sua visão progressista e eficiente na condução de projetos estratégicos, especialmente no que tange ao desenvolvimento sustentável e à mobilidade urbana. Sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas, o governo paulista tem demonstrado um compromisso inabalável com a modernização e a preservação ambiental. Um exemplo notável desse comprometimento é o processo acelerado relacionado ao Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas.

O agendamento das audiências públicas para discutir os impactos ambientais do projeto é uma medida louvável que evidencia a transparência e a participação popular como pilares fundamentais na tomada de decisões. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), ao definir encontros em Campinas, Jundiaí e São Paulo, demonstra sensibilidade ao incluir as comunidades diretamente afetadas. Esta abordagem descentralizada reforça a inclusão democrática, permitindo que diferentes perspectivas sejam consideradas no processo decisório.

O foco principal dessas reuniões será a discussão do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima), documentos cruciais no licenciamento de projetos de grande envergadura. A atenção dedicada a esses detalhes demonstra a seriedade com que o governo encara os potenciais impactos ambientais, colocando a sustentabilidade no cerne de suas prioridades.

Além do TIC, a inclusão da avaliação do projeto de segregação de transporte ferroviário de cargas é uma iniciativa visionária. O governo paulista não apenas busca melhorar a mobilidade de passageiros, mas também otimizar o transporte de cargas. A decisão de destinar a linha ferroviária existente exclusivamente ao transporte de passageiros é uma medida estratégica que visa melhorar a qualidade e a eficiência do serviço. Esse procedimento, integrado ao ciclo natural do projeto, ressalta o compromisso do governo com os trâmites legais e a busca pela aprovação baseada em critérios técnicos e ambientais.

Em tempos nos quais a mobilidade urbana e a preservação ambiental são desafios globais, o Estado de São Paulo, sob a liderança de Tarcísio de Freitas, destaca-se como um exemplo de administração visionária e comprometida. A eficiência, transparência e preocupação com o meio ambiente demonstradas neste processo são dignas de reconhecimento e aplauso.