Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Nesta terça-feira, dia 13, começará a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

12.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Comunicação da AEAMESP
Data: 12/09/2022

Reconhecido como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) acontece desta terça-feira (13) a sexta-feira (16). Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), esta edição tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Este ano, além de ser presencial, na sede do Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), o evento mantém, como nos dois anos anteriores, o formato on-line.

Toda a grade pode ser conferida no site do evento https://semanadetecnologia.com.br/ e as inscrições continuam disponíveis.

Serão mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em salas técnicas, workshops, painéis e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e cargas sobre trilhos. Em seus quatro dias, o congresso também contará com a METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras e apoiadoras estarão expondo os seus produtos, serviços e soluções, através das Business Islands.

Os quatro dias do evento estarão organizados da seguinte forma:

– Primeiro dia (13), terça-feira: abertura do congresso, entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); palestras de Sandra Holanda, secretária Nacional de Mobilidade, Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional e do arquiteto e urbanista Ayrton Camargo, diretor da AEAMESP, que abordará o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”.

Nos dias 14, 15 e 16 acontecerão apresentações de trabalhos técnicos, sessões, painéis e workshops.

No segundo dia (14), quarta-feira:

As sessões: ALAMYS; 5ª Sessão Internacional que debaterá o tema “Tecnologias e tendências ferroviárias: daqui a dez anos!”; Centro de Serviços Compartilhados da Companhia do Metrô-SP; Lições dos tempos de pandemia: inovações no âmbito da manutenção; Metrô SP – Trilha de formação agente de segurança e UNICONECTA – Colaborar e inspirar boas práticas em rede e Transformação do modelo de gestão na CPTM.

Os workshops: BIM – Sessão contratantes e BIM – Sessão Experiências e Práticas; Thales – Técnicas de ciber-segurança, aplicadas a Centros de Controle Metroferroviários; CAF – Leadmind: otimização da manutenção e operação através do monitoramento contínuo do material rodante e Tramontina –  Normas, classes, soluções e aplicações em instalações elétricas de sobrepor.

O terceiro dia (15), quinta-feira:

Os seminários: 3º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários e o VI Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário.

Os workshops: BYD Skyrail – Acompanhamento remoto de testes em fábrica: uma solução para os impactos da pandemia; Tramontina – Instalações elétricas aparentes – A utilização de conduletes de alumínio no setor metroferroviário e Frauscher – O sistema contador de eixos Frauscher Fadc, suas funcionalidades e vantagens para a sinalização ferroviária.

O quarto dia (16), sexta-feira:

As sessões: UITP; ESG-Environment, Social & Governance; Apresentação do Projeto da Linha 16-Violeta Metrô SP; Lições da 28ª STMF com a visão de “Mais trilhos para o futuro do Brasil” e palestra do Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – Marco Antonio Assalve.

Os workshops: EGIS – BIM by Egis aplicado à infraestrutura de transportes; Linha Uni – Projeto Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja e NT Expo – Inovações que transformam o negócio de ferrovias.

A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

 

Serviço

28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR Lounge Experience 2022

Tema: 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil

Data: 13 a 16 de setembro

Evento híbrido

Local (presencial) – Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP)

Inscrição: https://www.aeamesp.org.br/inscricao/28STMF