20.11.2023 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: Relatório Reservado
Data: 13/11/2023
Um dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil está perto de sair do papel. Segundo o RR apurou, o Ibama vai aprovar até o fim de dezembro o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, o que, na prática, significará o fim de um impasse e o imprimatur para a construção da ferrovia. Consultado pelo RR, o órgão conformou que “as complementações do EIA estão em análise, o que deve ser concluído ainda este ano”.
Em jogo, um investimento superior a R$ 35 bilhões – um dos maiores empreendimentos incluídos no Novo PAC. De acordo com as informações obtidas pela publicação, o governo do Paraná pretende realizar a licitação do empreendimento no primeiro semestre de 2024. O vencedor do leilão ficará responsável pela construção da ferrovia e terá a concessão por 99 anos.
São mais de 1,5 mil km de trilhos entre Maracaju (MS) e o Porto de Paranaguá (PR), passando ao todo por 66 municípios. A informação sobre o iminente imprimatur do Ibama já circula nos bastidores do setor de infraestrutura e atiça pretendentes ao negócio. A Rumo Logística, de Rubens Ometto, é tida como a mais forte candidata.
O aval do Ibama vai colocar um ponto final em um roteiro de ziguezagues. Em janeiro de
2022, o próprio Instituto deu seu aval ao Estudo de Impacto Ambiental. Mas o MPF
considerou o trabalho incompleto, notadamente em relação à mitigação dos efeitos sobre
as terras indígenas localizadas ao longo do percurso. Ao todo, os procuradores exigiram
48 alterações no Estudo.