06.12.2024 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Estadão Data: 05/12/2024
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), falou sobre a possibilidade da criação de uma linha de trem entre Teresina (PI) e Salvador (BA). De acordo com o político, o trem turístico sairia de Teresina, cortaria o Delta do Parnaíba, nos Estados do Maranhão e Piauí, e seguiria até a capital baiana. Dentre os objetivos do projeto estaria o de estimular o turismo e a economia da região.
Para se tornar realidade, o projeto ainda precisa ser alvo de discussões e estudos de viabilidade econômica e ambiental. O caminho até o modal se tornar realidade pode ser longo, como já mostrou o Mobilidade Estadão em reportagens anteriores.
Passageiros na Transnordestina
Outro plano, também levantado pelo governador do Ceará, seria o de usar a Transnordestina para transportar passageiros. A ferrovia é planejada para levar cargas do interior da região Nordeste até o Porto do Pecém (CE). Nesse caso, o trajeto de trem entre Teresina e Salvador seria abandonado.
A Transnordestina, atualmente, possui 676 km já construídos e outros 151 km em obras. O plano completo para a ferrovia inclui 1.757 km. A estrada de ferro terá múltiplos “braços” e seguirá para as cidades de Eliseu Martins (PI), Salgueiro (PE) e o Porto de Pecém (CE), em sua primeira fase. Em novembro, o governo federal liberou R$ 3,6 bilhões para que as obras continuassem.
De acordo com o governo federal, “a ferrovia deve iniciar em operação assistida já em 2025, com os primeiros vagões carregados especialmente soja, farelo de soja, milho e calcário, saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí em direção a região centro sul do Ceará e algumas regiões de Pernambuco”.
Por fim, para que o transporte de passageiros ocorra na Transnordestina, também é necessário que ocorram estudos de demanda e viabilidade. A prática de levar pessoas e cargas em um mesmo trem já é realidade em outros locais e barateia o transporte de passageiros, por exemplo, na França.