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Obra para ampliação da malha da MRS até o Porto do Rio começa em 2025

01.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Rio
Data: 29/01/2024

PortosRio, concessionária que administra o Porto do Rio, localizado no bairro do Santo Cristo, informou que o equipamento terá um terminal da MRS Logística, concessionária de transporte ferroviário, que liga Rio de JaneiroMinas Gerais e São Paulo – região que concentra quase metade do PIB nacional. A obra para estender a malha da companhia rumo ao porto fluminense deve ter início em 2025. Através do modal ferroviário será possível realizar o escoamento de ferro gusa e concentrado de zinco, com exceção do minério de ferro; produtos siderúrgicos e contêineres, por exemplo.

Atualmente, os trens da MRS chegam até as proximidades do Porto do Rio, exigindo que caminhões façam o transporte da carga até o terminal marítimo. Com o aumento da malha ferroviária, o processo será agilizado, uma vez que cada trem tem capacidade para transportar a carga de 140 caminhões.

A MRS, que é uma concessão federal, prevê um investimento de R$ 150 milhões para a execução da obra, que é uma contrapartida decorrente da prorrogação da sua concessão por mais 30 anos – a partir de 2026, quando finda o atual contrato. O projeto, que foi anunciado ano passado, foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão é de que a obra fique pronta em 2027.

Por meio de nota, a PortosRio adiantou que a obra “busca melhorar a infraestrutura de acesso ferroviário ao Porto do Rio de Janeiro, tornando-o mais eficiente e competitivo, reduzindo assim os custos logísticos da cadeia de comércio exterior. Dessa forma, o porto melhora também sua logística interna e fomenta a movimentação de cargas por esse modal”, conforme repercutiu o Diário do Porto.

A gerente-geral de Relações Institucionais da MRS, Rosa Cassar, assegurou que o projeto de extensão da malha ferroviária da empresa preservará os galões tombados pelo patrimônio histórico, dentro da área portuária.

Porto de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, continuará responsável pelas exportações de minério de ferro, segundo a PortosRio, também administradora do terminal, que é alvo de frequentes reclamações relacionadas à poluição do ar e do mar, por conta do embarque de minério nos navios.