Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Obras da linha 1 do metrô de Belo Horizonte começam nesta sexta-feira

06.11.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Comércio
Data: 30/10/2023

A revitalização da linha 1 do metrô de Belo Horizonte já tem data para começar. Depois do anúncio das ações que vão possibilitar a implementação da linha 2, o Metrô BH confirmou o início das intervenções na linha 1 para esta sexta-feira, dia 3 de novembro. Segundo as informações divulgadas pela concessionária, a primeira etapa de obras vai abranger a renovação tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema.

Para isso, estão previstas a substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros (camada de pedra britada entre os dormentes e a plataforma ferroviária). A Metrô BH informou ainda que a revitalização também vai contar com a troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos.

O presidente do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins, destaca como as melhorias vão impactar no dia a dia dos usuários do metrô da Capital.

“O usuário do metrô vai sentir os benefícios que esta revitalização trará, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional”, afirma.

Para a rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a renovação inclui trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios, substituição de postes de sustentação, entre outros componentes que vão possibilitar mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.

Confira o cronograma das obras do metrô de Belo Horizonte

De acordo com o Metrô BH, as intervenções do trecho entre as estações Eldorado e Carlos Prates para serviços de rede aérea e das estações Eldorado a Calafate para os serviços de via permanente estão previstas para acontecerem até o final de março de 2024. A empresa informa que a maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, para minimizar ao máximo os impactos na circulação de trens em horário operacional. No entanto, a concessionária alerta que, ao longo do período, em situações pontuais, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações e o intervalo entre os trens pode ser alterado.

Conforme previsto no edital de concessão, a conclusão de revitalização no sistema de rede aérea entre as estações Eldorado e Vilarinho é para março de 2026. Já para os serviços de via permanente, a previsão de conclusão para o mesmo trecho é de março de 2027, porém, o Metrô BH ressalta um esforço conjunto com o governo de Minas para antecipar os prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.