24.02.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Diário dos Trilhos Data: 17/02/2025
O governador Tarcísio de Freitas, em entrevista para a Revista Oeste recentemente, mencionou prazos estimados para contratar as obras da nova Linha 20-Rosa de metrô.
Segundo ele, o projeto está em desenvolvimento e será concluído no final de 2026, por volta de outubro e após finalizado, será realizada a etapa seguinte para tirar a linha do papel.
Ao ser questionado sobre este prazo, Tarcísio informou que em 2027 deve ser efetuada a contratação da obra.
”Esse projeto então começa agora, né, 25, termina no final de 26, aí vem todo o arranjo para a contratação da obra, a gente deve ter a contratação da obra em 27. “
A projeção do Estado é conceder a Linha 20-Rosa para a iniciativa privada, uma vez que ela está no portfólio de projetos qualificados da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), com o ramal sendo construído em dois lotes, um dentro da capital e outro da Zona Sul de São Paulo até Santo André.
A linha 20-Rosa partirá da região da região da Água Branca (Santa Marina) até a cidade de Santo André, passando por São Bernardo do Campo e terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a Linha 10-Turquesa no sua parada final e ao corredor de ônibus ABD.
Essa linha contará com 24 estações e uma extensão de 33 km, atendendo aproximadamente 1,3 milhão de passageiros por dia, cerca de 40 mil por hora.
Para comportar essa demanda, 50 trens serão necessários para compor a frota, dois pátios incluindo um no ABC Paulista.
Objetivo também do Metrô é interligar os subcentros Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Itaim Bibi, Vila Olímpia e Moema com a região de São Judas – Jabaquara e a região industrial do ABC, integrando com outras várias linhas, inclusive com a Linha 6-Laranja em construção.
Atualmente, contratos de projeto básico, geotécnicos e entre outros importantes para a engenharia, estão em andamento.