21.07.2020 | ABIFER | Notícias do Mercado
O Governo Federal e o Ministério da Infraestrutura priorizam a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste/Fiol, este empreendimento foi qualificado na 1ª Reunião do Conselho do PPI, por meio da Resolução nº 2, de 13/09/2016, convertida no Decreto nº 8.916, de 25/11/2016.
O investimento total atual previsto para as obras dos trechos 1 e 2 da FIOL (Ilhéus/BA – Caetité/BA e Caetité/BA – Barreiras/BA) é da ordem do Governo federal de R$ 2,7 bilhões. A FIOL constitui-se em importante corredor de escoamento de minério do sul do estado da Bahia (Caetité e Tanhaçu) e de grãos do oeste baiano. Há ainda a possibilidade de integração futura com a Ferrovia Norte-Sul, indo ao encontro do objetivo de integração das malhas ferroviárias e melhora das condições logísticas do país.
Outrossim, o escoamento das cargas será feito por meio dos terminais do Complexo Portuário Porto Sul, localizado na região de Aritágua, município de Ilhéus, com retro área de 1.224 ha. A ponte de acesso marítimo e píer com quebra-mar a 3.500 metros da costa. O objetivo do empreendimento realizado pelo governo federal é o de viabilizar o escoamento da produção de minério de ferro produzido na região de Caetité, através do Porto Sul. Está previsto também o transporte de granéis agrícolas, granéis líquidos e carga geral.
Inegavelmente, as ações não pararam. Neste período de pandemia, além das obras já entregues, novas empreitadas estão sendo realizadas pelo governo. Para se ter uma ideia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC contam com 80% dos serviços concluídos no lado catarinense.
Além disso, o Governo Federal autorizou aa obras dos primeiros 52km da BR-319/Amazonas. Rodovia liga Porto Velho a Manaus e já foi toda pavimentada na década de 70. Com planejamento e apoio da bancada começamos a superar o desafio.
O @govbr e o @MInfraestrutura priorizam a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste/Fiol! Por isso, trabalha com mais de mil colaboradores para entregar o 2º trecho da ferrovia em 2022. Assista ao vídeo e saiba como está a obra no lote 7, próximo a São Desidério (BA).? pic.twitter.com/NMpiLmEen2
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) July 19, 2020
Similarmente, as obras são divididas em dois trechos: Fiol 1 lhéus (BA)/Caetité(BA) e Fiol 2 Caetité(BA)/Barreiras(BA). Executada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura. A obra vai reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo.
Por fim, o trecho 2 da Fiol, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), tem 485,4 km de extensão, conta com investimento de R$ 2,7 bilhões e encontra-se com 39% das obras executadas. Seu traçado busca conectar a região produtora de grãos do oeste da Bahia ao porto de Ilhéus. Já o trecho 1 está com o seu projeto de concessão encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Para, em seguida, ter a publicação do edital de leilão, previsto para o final de 2020.
Fonte: Click Petróleo e Gás
Data: 19/07/2020