Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Operadores de carga falam sobre os desafios da manutenção na via permanente

27.11.2020 | | Notícias do Mercado

A NT Expo Xperience, neste último dia de evento, contou também com um painel ao vivo que reuniu profissionais ligados às operadoras ferroviárias de carga do país. A conversa online girou em torno dos desafios e das inovações na manutenção da via permanente.

O gerente executivo da Estrada de Ferro Vitória a Minas da Vale, Fernando Lopes Alcântara, iniciou o painel falando sobre o dilema em manter o equilíbrio entre o alto nível de segurança oferecido sem aumentar os custos de manutenção da via. Ele comentou que na operação de manutenção da Estrada de Ferro Vitória a Minas – que possui 892 km de extensão e atua com o transporte de carga e também com um trem de passageiros – dois são focos de atenção: o monitoramento de ativos e a potencialização da mecanização.

“Temos como previsão para os próximos cinco anos a atuação de 33 equipamentos diferentes para o processo de inspeção/monitoramento. Também estamos aumentando o nível de produtividade na troca de dormentes da ferrovia com uma máquina Tie Gang, que substitui a troca manual do material”, disse Alcântara. Para ele, a capacitação de mão de obra, a transição para a indústria 4.0 e a atualização dos aspectos regulatórios serão os tópicos que dominarão o debate sobre o futuro da manutenção da via permanente.

Participaram da conversa online também os profissionais da MRS Logística, Luciano Gaudêncio, gerente geral de Manutenção da Malha Ferroviária e Sofia Pimenta, gerente de Engenharia Industrial da empresa. Os dois apresentaram o Comitê de Inovação, criado em novembro do ano passado pela MRS, com o objetivo de engajar a participação dos colaboradores para a sugestão de iniciativas voltadas para a inovação com foco em uma manutenção de via mais otimizada e preditiva.

Sofia comentou que nos dois primeiros Pitch Day’s realizados foram cadastradas 141 ideias que posteriormente foram avaliadas pelos critérios estabelecidos pelo Comitê. “Já temos algumas iniciativas para a execução de projetos pilotos”, disse.

Já o gerente executivo de Via e Projetos da Rumo Logística (Operação Sul), Thiago Fiori, falou sobre as três vertentes que guiam a manutenção da via permanente da operação sul da Rumo, que tem um alto nível de complexidade pela diversidade operacional da linha e pelo fato da ferrovia cruzar cinco estados. Ele falou sobre a importância do controle rigoroso de desperdícios para uma manutenção mais eficaz, com a redução de custos, e sobre a governança que busca padronizar os processos e a sustentabilidade do negócio.

Fiori disse que há dois programas da empresa que potencializam essas três vertentes: o programa de certificação individual que oferece capacitação para os colaboradores e o de melhoria contínua que otimiza aspectos de segurança e assertividade. “Apenas com seis meses de ativação do projeto já registramos uma economia estimada de R$ 13 milhões com a otimização dos processos na manutenção da via e a queda de 75% em ocorrência de acidentes”, afirmou.

Para finalizar o painel, o presidente da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), Benony Schmitz Filho, chamou a atenção para um dos desafios que são enfrentados pela concessionária na manutenção da via da malha no estado de Santa Catarina. “A situação mais desafiadora é a contratação de mão de obra qualificada. Temos uma rotatividade de colaboradores que chega a 30% ao ano”, disse.

Para atenuar o problema, o presidente da FTC ressaltou os esforços para aumentar a eficiência na gestão de pessoas com o auxílio de ferramentas tecnológicas. A companhia implementou um aplicativo que monitora, em tempo real, os serviços executados na via e os materiais aplicados em cada atividade (dormentes, trilhos, parafusos e etc). Com a ferramenta é possível que o supervisor de cada equipe receba de forma atualizada a programação mensal montada para a equipe, o que otimiza o processo de manutenção da via.

 

 Fonte: NT Expo Xperience – 26/11/2020