Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Opinião – Boas expectativas para o Estado de São Paulo

24.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Data: 23/11/2022

O próximo governo do Estado de São Paulo, que começa em 2023 com Tarcísio de Freitas (Republicanos), promete ser de boas expectativas para a população paulista. O ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro surpreendeu positivamente na votação do primeiro turno em relação aos resultados das pesquisas eleitorais e foi ao segundo turno, vencendo Fernando Haddad, do PT.

Tarcísio apresenta-se como um administrador competente, equilibrado nas falas e preocupado em retirar as amarras que prejudicam o desenvolvimento do Estado. Como ministro, ele realizou uma série de obras e processos para simplificar e desatar investimentos, principalmente no setor de transportes e logística, com ênfase no capital privado.

Em reportagem publicada em dezembro de 2021, pela Agência Brasil, o governador eleito de São Paulo explicou que a infraestrutura não se resume a investimento ou obras, abrangendo também ações como digitalização, desburocratização e criação de marcos regulatórios. Ele comparou-a com uma planta, pois o que é feito agora rende frutos que “virão na sequência”.

No texto de abertura do seu plano de governo, Tarcísio escreveu que “não há nada que resista ao resultado”. Segundo ele, é a partir dessa convicção que se criou, para São Paulo, “um modelo de gestão focado, que integra planejamento, técnica, propósito e criatividade para ser aplicado em todas as instâncias da administração pública para gerar resultados econômicos e sociais, com sustentabilidade ambiental”.

As diretrizes do plano de governo são intersetoriais e foram distribuídas em três grandes temas por questões didáticas: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Inovação. São propostas difíceis de serem resumidas, mas que valem o esforço de quem quer saber
mais, consultando o plano, para saber os objetivos do próximo governador de São Paulo, e também como
meio de acompanhar e fiscalizar essas diretrizes.

Para a região de Sorocaba, a articulação dessas políticas — de competitividade econômica, desenvolvimento social, inovação e preservação ambiental — são importantes diante do franco crescimento que se vê atualmente, apesar de oscilações da economia. Ou seja, ao mesmo tempo que há expansão urbana e industrial, por exemplo, deve-se ter a devida atenção com os ecossistemas, incluindo aí rios, matas, e o próprio ser humano, respeitando as necessidades básicas de moradia, alimentação, trabalho, segurança e lazer.

Ainda se tratando de Sorocaba e região, o plano de governo de Tarcísio menciona o Trem Intercidades.
Além de implementar a contratação da operação da linha entre Americana e São Paulo, passando pelas cidades de Campinas, Jundiaí, São Paulo e região do ABC, são ressaltados os estudos e projetos para segunda linha, ligando Sorocaba a São José dos Campos, assim como o acesso à Baixada Santista.

Se realmente sair do papel, o projeto do Trem Intercidades integrando Sorocaba é um importante avanço no
transporte ferroviário de passageiros, que facilitaria a vida de trabalhadores e estudantes que diariamente precisam se deslocar para a capital paulista.

Nesta segunda-feira (21), Tarcísio confirmou como secretário da Educação Renato Feder, atual secretário da mesma pasta no Paraná. Nesta terça-feira (22), o coordenador da transição, Guilherme Afif Domingos, divulgou cerca de 100 colaboradores que estarão divididos em oito grupos temáticos.

O deputado federal reeleito pela região de Sorocaba Guilherme Derrite e a deputada federal eleita e ex-prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, farão parte da equipe. Derrite atuará no grupo Segurança Pública e Administração Penitenciária e Simone no Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos da Pessoa com Deficiência.

Com tudo isso, parece que o governo do Estado de São Paulo de 2023 a 2026 está bem encaminhado. Mais que torcer para que as coisas deem certo, é preciso boa vontade e colaboração dos paulistas com a nova administração.