Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Opinião – Dia do Ferroviário: comemoração e luta

02.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Grande ABC
Data:30/04/2022

Hoje, dia 30 de abril, é comemorado o Dia do Ferroviário, trabalhador que desde 1854, quando Dom Pedro II inaugurou o primeiro trecho da Estrada de Ferro de Petrópolis, no Rio de Janeiro, atua em favor do Brasil.

Apesar de essencial para o transporte do País, a categoria tem passado por altos e baixos ao longo dos anos, mas mesmo assim nunca deixou de entregar bom serviço à população. Importante destacar que os ferroviários não atuam apenas nas linhas de transporte metropolitano de passageiros, mas também no transporte de cargas, levando produtos que chegam nos portos e precisam ir até o seu destino final com segurança, auxiliando o abastecimento do País.

Nos últimos anos, temos lutado para reconquistar o respeito que tivemos no início de nossa história no Brasil, há quase 170 anos. Buscamos apoio de cada funcionário que entende o que precisamos e o quanto é árduo o trabalho para mostrar nossa importância e recuperar o brilho de nossa profissão. Tanto empenho tem apresentado resultados positivos. Em 2021, conquistamos acordos coletivos de trabalho que beneficiaram os profissionais, além da manutenção de direitos básicos que as empresas insistem em querer eliminar. Com o empenho do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Sorocabana, também conseguimos decisões favoráveis ao cuidado com a saúde e segurança sanitária dos funcionários durante os picos da pandemia de Covid-19, além da vacinação de todos os ferroviários do Estado de São Paulo. Ainda temos muito a fazer. Nossas lutas nunca serão em vão e, apesar de o Estado tentar dificultar, temos, sim, o que comemorar.

José Claudinei Messias é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Sorocabana.