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Opinião – O desenvolvimento passa pelo transporte

05.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário Popular (RS)
Data: 05/02/2024

Na edição de final de semana do Diário Popular, trouxemos duas ótimas notícias em termos de desenvolvimento para a região: o andamento da reforma do Aeroporto Internacional de Pelotas e o estudo do governo federal para possibilitar transporte de passageiros por ferrovia entre Pelotas e Rio Grande. Esses dois avanços, somados à cada vez mais próxima conclusão da duplicação da BR-116 e os estímulos recentes para o fortalecimento da hidrovia na bacia da Lagoa Mirim, que compreende boa parte da Zona Sul, podem nos colocar em uma posição de vantagem mercantil fantástica.

Em uma região que fica distante das capitais, criar maneiras de diminuir essas distâncias é fundamental. Somos um polo tecnológico, educacional e de agronegócio. Vislumbra-se ser também turístico. Tudo isso tende a ser fortalecido. Por muito tempo, nosso aeroporto foi quase esquecido. Hoje, já temos ligação com Porto Alegre e São Paulo, e espera-se que as linhas aumentem. Pelas águas, embora o Porto de Rio Grande seja a galinha dos ovos de ouro da Zona Sul, o fortalecimento das conexões com o Mercosul, via Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, tende a trazer ainda mais oportunidades. A esquecida BR-116, depois de mais de uma década, parece que enfim vai ser concluída. Mas nela, óbvio, ainda há o eterno asterisco, o freio puxado, que é o pedágio a preços absurdos.

A região precisa criar esses caminhos pelo céu, pelas águas – tão abundantes por aqui – e pela terra. E aí vem talvez a maior novidade. Com o governo federal pensando em fortalecer o transporte via ferrovias, o trecho Pelotas-Rio Grande ser o único do Estado e um dos seis do Brasil a ser considerado é uma excelente notícia. Criar maneiras de aproximar as duas cidades polo da Zona Sul só vai trazer benefícios. Especialmente, se houver um barateamento nos custos de deslocamento, já que hoje, só em pedágio, já vão a quase R$ 40 em ida e volta. Sem contar os benefícios ambientais e as oportunidades socioeconômicas que seriam geradas com a reativação deste modal.

O desenvolvimento passa por criar opções, por variar possibilidades e por gerar oportunidades. A Zona Sul, sempre tão distante geograficamente dos eixos de poder, enfim começa a diminuir esses caminhos. Esperamos que, assim, consigamos trazer mais empresas e estimular nossos potenciais, que são incontáveis.