19.11.2020 | ABIFER | Notícias do Mercado
Empresário morreu em casa, nesta terça-feira, na zona sul da Capital
O empresário Oskar Coester, desenvolvedor do sistema de transporte conhecido como aeromóvel, morreu nesta terça-feira (17), em Porto Alegre. Coester tinha 82 anos e faleceu em casa, na Zona Sul.
Segundo familiares, o empresário estava se recuperando de um AVC sofrido em maio deste ano. Coester deixa esposa, quatro filhos e 10 netos. O velório e a cerimônia de cremação vão ocorrer nesta tarde e à noite no Crematório Metropolitano.
Natural de Pelotas, Coester atuou na década de 1960 na Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Nos anos seguintes, atuou concomitantemente na companhia aérea e em uma empresa própria. Na década de 1970, deixou a Varig para abrir uma empresa de automação no Vale do Sinos, onde desenvolveu o modelo do aeromóvel.
Em 1982, um projeto para utilização do veículo chegou a ser construído próximo à orla do Guaíba, na região da Usina do Gasômetro. Entretanto, as obras não avançaram, e a estrutura foi abandonada.
—Não me leva ao desespero nem nada. Se não sair agora, paciência. Quem decide é a prefeitura. É o sistema de transporte do futuro, mas ainda vai levar tempo — disse, no ano passado, quando os vagões foram retirados do local.
Já na zona norte de Porto Alegre, um aeromóvel foi instalado para ligar a estação do Trensurb ao aeroporto Salgado Filho. Outros projetos estão espalhados pelo mundo — um deles fica em Jacarta, na Indonésia.
1977 – Oskar Coester faz o primeiro teste, com um pequeno carro sobre trilhos, movido por ventilador. É registrada a patente aeromóvel
1978 – A Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) se interessa pela ideia
1979-1980 – O projeto é testado em uma pista de 650 metros, com rampas e curvas
1982 – Começa a ser construída a via do aeromóvel, uma pista de 650 metros, na Avenida Loureiro da Silva, no centro de Porto Alegre
1983 – Ocorre a primeira viagem do aeromóvel. Mas, no mesmo ano, o Ministério dos Transportes começa a perder o interesse pelo projeto
1985 – O Ministério da Ciência e Tecnologia reativa o projeto. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) empresta dinheiro para a segunda parte da pista da Loureiro da Silva
1987 – É concluída a pista de 1.025 metros na Loureiro da Silva. O aeromóvel vai para Jacarta, capital da Indonésia (Ásia). A pista da cidade, de 3,2 mil metros, começa a operar em 1989
1994 – Oskar Coester consolida parcerias com empresários dos Estados Unidos
2001 – A prefeitura de Porto Alegre volta a fazer reuniões para retomar o projeto, mas a ideia não vinga
2006 – O aeromóvel do Gasômetro recebe a visita do ministro das Cidades, interessado em implantá-lo como meio de ligação entre a estação do Trensurb e o Aeroporto Salgado Filho (obra que seria inaugurada em 2013)
Fonte: Gaúcha ZH
Data: 17/11/2020