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People Mover usa tecnologia nacional com emissão zero

19.05.2023 | | Notícias do Mercado

Novidades na tecnologia ferroviária também são implantadas no Brasil. Em 2024, o People Mover entrará em operação no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), ligando os três terminais com a Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O mesmo tipo de composição, batizada de Aeromóvel, já funciona no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

O Aeromovel tem tecnologia brasileira (da empresa Aerom), usa motor da WEG e é encarroçado pela Marcopolo. “Ele adota um sistema revolucionário que dispensa o motor a bordo, reduzindo o peso do trem em quase 50%”, afirma Flamínio Fichmann, representante da Aerom em São Paulo.

Os trens são movidos a ar. Sua sustentação acontece graças a vigas de concreto vazadas, que criam um duto de ar comprimido e sobre as quais os trilhos estão apoiados. Cada veículo tem uma espécie de mastro conectado a uma placa de propulsão, localizada dentro do duto.

Nacionalização

“É uma tecnologia simples, genuinamente nacional. A locomoção por ar elimina a necessidade de tração nas rodas para mover o veículo e, melhor de tudo, tem emissão zero”, explica Fichmann. Ele afirma que o índice de nacionalização é de 95%. “A exceção são os trilhos, que vêm da China”, salienta.

Com capacidade para transportar cerca de 4 mil passageiros por hora, o People Mover de São Paulo foi viabilizado pelo consórcio AeroGru.

Segundo Petras Amaral, head da unidade de negócios Marcopolo Rail, o sistema cobrirá um trecho de 2,6 quilômetros entre a estação da CPTM e o aeroporto. “O projeto do consórcio AeroGru será moderno, com novos acabamentos e layouts inovadores”, afirma.

Fonte: 17/05/2023 – O Estado de S.Paulo / Mobilidade Estadão