Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Prefeitos vão a Brasília em busca de solução para linha férrea que corta oito municípios capixabas

14.07.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Montanhas Capixabas
Data: 12/07/2022

Um grupo de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de oito municípios do Espírito Santo foram a Brasília em busca de uma solução para a linha férrea que está desativada há quase cinco anos. Participaram da audiência, no Ministério da Infraestrutura (Minfra), representantes de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Muqui.

O vice-prefeito de Marechal Floriano, João Cabral Canceglieri, informou que o município possui cerca de 27 quilômetros cortados pela linha de trem desativada. Segundo ele, a solicitação é para que o Governo Federal indique qual será a utilidade do trecho férreo que corta o Espírito Santo e segue até o Rio de Janeiro.

“Depois que a linha parou de ser usada, as manutenções pararam e os municípios precisam fazer a limpeza, mas não podemos usar as faixas de 15 metros de cada lado da ferrovia. Queremos que o Governo Federal defina se haverá uma utilidade para esse trecho ou se podemos usar esses espaços e os imóveis que estão abandonados”, destacou.

De acordo com Cabral, há imóveis que poderiam servir para usos pelo município, além das áreas nas margens da ferrovia, que as prefeituras poderão fazer jardins e até outras benfeitorias para a população.

Em muitos trechos da malha férrea há árvores caídas, matagais que invadiram os trilhos e até barreiras. Além disso, segundo o vice-prefeito Cabral, há deterioração de pontilhões e outras estruturas, falta de dormentes e até desmoronamento em alguns trechos.

Além disso, nas áreas públicas, há locais com amontoados de dormentes e demais materiais que antes eram usados para a manutenção da ferrovia. “Isso aumenta o risco de proliferação de animais peçonhentos. Sempre limpamos trechos urbanos da ferrovia em Marechal Floriano, mas não temos autorização para usar os espaços e imóveis”, esclareceu João Cabral.

MINISTÉRIO PÚBLICO – Para reforçar esses pedidos, o grupo representante dos oito municípios capixabas irá solicitar que a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) envie um oficio ao governo federal com essas reinvindicações.

“Se não tivermos um retorno dentro de uns 30 dias, iremos acionar o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para nos auxiliar nesse pleito”, garantiu o vice-prefeito de Marechal Floriano. Ele lamentou a falta do uso da ferrovia, seja para transporte de cargas ou para o transporte de passageiros.

Participaram da reunião o secretário do Minfra, Felipe Fernandes Queiroz, o diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (DPLAN/SNTT), o diretor do Departamento de Transporte Ferroviário (DTFER/SNTT), André Luis Ludolfo da Silva e o chefe de gabinete da senadora Rose de Freitas, Leandro Vieira Rodrigues Barbosa. A senadora irá intermediar esse assunto junto ao Minfra.