Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Presidente da CPTM afirma que estudos para Trem Intercidades devem ser finalizados no primeiro semestre de 2020

26.05.2020 | | Notícias do Mercado

Consulta pública está prevista para ser realizada também neste ano

 

Trem Intercidades está previsto para ligar São Paulo e Campinas. Foto: Divulgação.

O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Pedro Moro, afirmou nesta segunda-feira, 25 de maio de 2020, que os estudos para o Trem Intercidades, ligando São Paulo e Campinas, devem ser finalizados no primeiro semestre deste ano.

A informação foi divulgada em entrevista a portais de mobilidade, dentre os quais o Diário do Transporte. Ainda segundo Moro, a meta é que no segundo semestre de 2020 já seja realizada a consulta pública para esse projeto.

“O Trem Intercidades está em desenvolvimento. A gente está terminando os estudos mais específicos sobre modelagem de via para poder garantir o tempo de velocidade com o menor custo de implantação possível aproveitando as vias existentes da Linha 7-Rubi, fazendo alguns ajustes necessários”, afirmou Moro.

“Está sendo feito um acordo com a concessionária de cargas para fazer a segregação da carga nesse trecho entre São Paulo e Campinas nessa primeira fase. A gente ainda está fechando alguns conceitos técnicos para afinar os nossos custos, vendo o material e tipo de energia mais indicados para esse trecho”, detalhou.

“Nossa meta é finalizar os estudos no primeiro semestre e no segundo semestre já ter a consulta pública desse projeto”, finalizou.

EXEMPLOS

Além disso, o diretor de mobilidade urbana do WRI, Sergio Avelleda, afirmou que existem vários exemplos no mundo de trens intercidades que funcionam bem.

“Até os anos 1980, a gente teve uma rede que funcionava muito bem no Brasil. Infelizmente, a falta de investimento foi reduzindo a qualidade, degradando a qualidade, reduzindo passageiro, levou a mais falta de investimento até a completa inviabilidade operacional desses trens. Hoje a gente luta com muita energia pela retomada do trem intercidades”, afirmou Avelleda.

CONCORRÊNCIA PARA 2021

Pelo projeto do TIC, o deslocamento de São Paulo a Jundiaí tem estimativa de 30 minutos de duração e o da Capital a Campinas, uma hora.

Inicialmente, a concorrência estava prevista para 2020. Entretanto, por conta da pandemia de Covid-19, o certame foi adiado para o primeiro trimestre de 2021.

Relembre.