Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Projeto funcional da Linha 14-Ônix deve ser contratado em 2023

22.06.2023 | | Notícias do Mercado

A expansão dos serviços na CPTM é uma de suas principais metas. Após a construção de sua primeira nova linha, a 13-Jade, a companhia quer focar esforços na implantação de um novo trecho: A Linha 14-Ônix.

A informação consta do plano de negócios 2023 que delimita investimentos e metas para o período 2023-2027. Neste relatório a Linha 14-Ônix volta a ganhar destaque.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook LinkedIn Youtube | Instagram | Twitter

O trecho passou por revisão de seu projeto sendo atualizado e melhorado, atendendo trechos antes não previstos.

A linha partirá da estação Bonsucesso em Guarulhos, passará por São Miguel Paulista, Itaquera, estação ABC e terá terminal na estação Jardim Irene em Santo André.

Esta linha, diferentemente de boa parte da rede, terá características perimetrais, ou seja, ao invés de passar pelo centro da metrópole, irá atender as regiões periféricas, gerando equilíbrio de viagens na rede de transporte.

A CPTM, porém, não estabelece datas para o empreendimento. Todavia, o plano de metas estipula dois objetivos para conclusão ainda em 2023.

O primeiro objetivo é a assinatura do contrato para o projeto funcional de implantação da Linha 14-Ônix. O segundo por sua vez foca esforços na elaboração do termo de referência para o anteprojeto.

No Fórum de Debates-Ferrovias em Foco foram estabelecidos também metas para os anos de 2024 e 2025.

Para 2024 estão previstas a consolidação dos estudos de demanda, atualização do traçado, localização das estações e concepção técnica do projeto. Além disso estudos de mercado deverão ser realizados para verificação da viabilidade financeira do projeto.

Para o ano de 2025 deverá ser contratado do anteprojeto de infraestrutura de edificações e sistemas. Será realizado o mapeamento das áreas necessárias para construção da nova linha e também a contratação do EIA/RIMA