Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Projetos de trens de passageiros no Brasil: Uma história de anúncios e desafios

22.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Mobilidade Sampa
Data: 20/03/2024

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma série de anúncios sobre a retomada de trens de passageiros em diversas regiões do país. No entanto, esses projetos frequentemente permanecem no papel, com apenas duas rotas regulares em operação e o leilão recente do primeiro trem de média velocidade em fevereiro.

Apesar das promessas, muitos desses projetos enfrentam desafios significativos. Estudos indicam a viabilidade de diversas rotas, como a ligação entre Araraquara e Campinas, mas questões como demanda insuficiente e complexidades logísticas têm impedido o avanço.

O trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, inicialmente planejado para a Copa do Mundo de 2014, também falhou em se concretizar. Outros planos, como a revitalização de ferrovias em várias regiões do país, também não saíram do papel.

Atualmente, o Ministério dos Transportes está estudando seis trechos para possível implantação de trens de passageiros, mas ainda não há confirmação sobre quais serão escolhidos nem sobre o modelo de negócio a ser adotado. A maioria dos projetos em estudo envolve parcerias público-privadas (PPPs) e depende do interesse de investidores privados.

Apesar das dificuldades, há esperança de que o setor ferroviário possa crescer nos próximos anos, especialmente com a concessão do trem entre São Paulo e Campinas, prevista para operar em 2031. No entanto, é necessário um esforço conjunto do governo e do setor privado para superar os desafios e finalmente tornar realidade os projetos de trens de passageiros no Brasil.