Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Rumo anuncia startups que ganharão aporte financeiro

10.11.2020 | | Notícias do Mercado

Empresas do Sul e uma mineira receberão mentoria

 

Objetivo é reduzir o número de acidentes em ferrovias

Lançado no começo deste ano, o Fuse (Edital Rumo de Aceleração) chega à reta final com o anúncio das quatro equipes selecionadas para a fase de aceleração do pioneiro programa desenvolvido pela Rumo, maior concessionária de ferrovias do país sediada em Curitiba. Até dezembro, os projetos com foco no desenvolvimento de propostas para reduzir o número de acidentes em ferrovias, serão acompanhados pela Hards, primeira aceleradora brasileira de software/hardware instalada no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC).

A parceira para apoiar a fase de aceleração, as equipes selecionadas receberão R$ 200 mil como subsídio para o desenvolvimento de protótipo e testes das soluções em campo. Durante todo o processo, contarão ainda com o apoio de especialistas da própria concessionária. Entre as equipes selecionadas, a Harpia, de Divinópolis (MG), propõe a utilização de drones na ferrovia para alertar maquinistas sobre o movimento nas passagens em nível. O projeto da UTrem, de Almirante Tamandaré (PR), busca reduzir o índice de abalroamentos por meio do uso inteligente de estímulos visuais aos motoristas que passam pelas passagens em nível.

A Lastro, que tem sede em Florianópolis (SC), pretende pôr em prática estratégias para a disseminação de uma cultura de segurança próxima às vias férreas. Já a Tribuzana, também sediada na capital catarinense, pretende unir inteligência artificial e dados para prevenção de atropelamentos, por meio da análise de imagens de quase acidentes processadas por câmeras digitais nas locomotivas.

“Estamos felizes em ver a apresentação de projetos significativos para o combate a uma das maiores questões em ferrovias no mundo todo: a segurança nos cruzamentos entre a linha férrea e as vias urbanas”, diz Roberto Rubio Potzmann, diretor de tecnologia da Rumo. “Podemos dizer que 30% das ideias iniciais que recebemos vieram de equipes formadas por pessoas físicas que reuniram colegas e amigos para propor soluções para o setor”, conta.

 

Fonte: Amanhã

Data: 09/11/2020