Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Rumo firma parceria com Caramuru em GO

24.07.2020 | | Notícias do Mercado

Pelo acordo, as empresas vão construir um terminal rodoferroviário dedicado ao transporte de grãos em São Simão; investimento de R$ 80 milhões

 

A Rumo Logística e a Caramuru Alimentos firmaram nova parceria para construir um terminal rodoferroviário dedicado ao transporte de grãos em São Simão, em Goiás. O plano é ampliar a capacidade de escoamento da produção, da região para o Porto de Santos (SP), por meio de trecho da Ferrovia Norte Sul, que será concluído no próximo ano. Hoje, já existe um terminal logístico em operação no local, mas dedicado ao transporte fluvial e rodoviário.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), esteve ontem com representantes das duas companhias para tratar de detalhes do projeto. O investimento deve alcançar R$ 80 milhões.

Caiado disse que as empresas estão pleiteando isenção na cobrança de tributos estaduais, em especial do ICMS, na aquisição do maquinário necessário para modernizar e ampliar a capacidade do terminal.

“A operação de transbordo será mais sofisticada e eficiente. Outras empresas, também poderão usar a capacidade do terminal para se beneficiarem do custo reduzido do transporte e do ganho de competitividade com a carga que chegará até o Porto de Santos. Produtores de Minas Gerais e Mato Grosso também vão sentir essa mudança”, disse o governador ao Valor.

A Rumo e a Caramuru já têm parceria em terminal portuário em Santos. As duas companhias não se manifestaram sobre o novo projeto no sudeste de Goiás.

De acordo com o governo de Goiás, o terminal de São Simão deve começar a operar no primeiro semestre de 2021, com capacidade estática de 42 mil toneladas distribuídas em seis silos. A equipe de Caiado informou que a nova estrutura permitirá a descarga de 850 toneladas por hora pelo ramal rodoviário e o carregamento de 3 mil toneladas por hora no modal ferroviário.

A carga de soja, milho e farelo de soja que embarcar na Ferrovia Norte-Sul seguirá por trecho, também da Rumo, da Malha Paulista até Santos, onde partirá para destinos internacionais por navios. O grupo de logística levou a concessão do trecho de 1,5 mil quilômetros da Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) a Estrela d’Oeste (SP), em leilão realizado em março do ano passado. Em maio deste ano, a Rumo assinou a prorrogação de contratos, por mais 30 anos, da Malha Paulista.

As autoridades do Estado têm a expectativa de que o terminal de São Simão reúna a capacidade de movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas de grãos por ano, que corresponde à carga transportada por 80 mil caminhões no mesmo período. Atualmente, o terminal da Caramuru tem a operação voltada para o escoamento de grãos por balsas pelo rio Paranaíba, que acessa a Hidrovia do Paraná-Tietê.

Caiado explicou que o terminal terá um sistema automatizado receberá a carga dos caminhões, que será despachada num silo especial, e fará uso de tubulação para despejar os grãos diretamente nos vagões posicionados na ferrovia.

“Teremos um ganho de produtividade. O custo do frete cai, mas o caminhão passa a atuar em distâncias mais curtas ou em novas áreas subutilizadas, que vão gerar demanda adicional”, disse o governador de Goiás.

 

Fonte: Valor

Data: 22/07/2020