11.09.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: AEAMESP
A 31ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária acontece entre os dias 16 e 19 de setembro, no Nikkei Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O encontro, promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), reunirá especialistas, representantes do poder público e executivos para discutir investimentos, inovação e a integração do transporte metroferroviário a outros modais.
O evento é patrocinado por empresas do setor e conta com parceria e apoio de instituições e associações que congregam profissionais e companhias ligadas à mobilidade sobre trilhos. Segundo o presidente da Aeamesp, Luis Kolle, a tecnologia metroferroviária no Brasil passou por transformações relevantes nas últimas décadas, impulsionadas pela modernização e pelo crescimento das áreas urbanas. “Todas essas evoluções foram antecipadas e apresentadas nas 30 edições da semana”, afirmou.
A cerimônia de abertura será realizada no dia 16, com a entrega da 12ª edição do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviário ANP Trilhos – CPTM – TIC Trens e uma palestra do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, David Barreto. Os trabalhos finalistas também serão apresentados no evento.
No segundo dia, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natalia Resende, apresentará às 10h30 o Plano de Logística e Investimentos do governo estadual. Às 17h, Antonio Espósito, coordenador-geral de regulação da mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, abordará avanços no transporte de passageiros por ferrovias e estratégias de integração da mobilidade ativa por bicicletas.
A programação do terceiro dia terá exposições sobre inovação e desempenho na administração pública com a participação da secretária de Transportes do Rio de Janeiro, Priscila Haidar Sakalem, do especialista em transporte do Banco Mundial, Edpo Covalciuk Silva, e do presidente da CPTM, Michael Sotelo Cerqueira. O debate será mediado pelo advogado Maurício Portugal.
Nesse mesmo dia, serão realizados encontros setoriais, incluindo um seminário promovido por AEAMESP, ABIFER e ALAF sobre inovações tecnológicas aplicadas à melhoria de processos ferroviários, além de painéis sobre memória ferroviária e infraestrutura.
No último dia do evento, os debates incluirão formação de talentos, participação de mulheres em cargos de liderança no setor e uma discussão sobre a aplicação do Building Information Modeling (BIM).
Apesar dos avanços, o setor ainda enfrenta limitações orçamentárias, questões legais e ambientais que atrasam novos projetos e envelhecimento da frota e da infraestrutura, o que exige investimentos constantes em manutenção, segundo Kolle.
Para o presidente da Aeamesp, a busca por tecnologias mais limpas deve ganhar força nos próximos anos. “A adoção de tecnologias como bilhetagem digital, sistemas inteligentes de monitoramento e automação total das linhas prometem transformar ainda mais o setor”, afirmou.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis em: https://semanadetecnologia.com.br/31semana.