17.03.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Valor Data: 13/03/2025
A ferrovia Transnordestina está em fase decisiva para sua conclusão, com investimentos garantidos e uma estrutura de financiamento sólida, afirmou, nesta quinta-feira (13), Antonio Marco Campos Rabello, diretor financeiro e de relações com investidores da CSN. A ferrovia é um empreendimento conjunto da siderúrgica e do governo federal.
Segundo o executivo, o projeto conta com autorizações de financiamento, incluindo recursos do governo, e deve ser finalizado em pouco mais de dois anos.
“Hoje, a Transnordestina tem basicamente todo o seu ‘funding’ equacionado, com financiamento de longo prazo e custo reduzido, e também vem com uma liberação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Além disso, metade dos recursos captados será transformada em ‘equity’ [participação acionária] dentro do projeto, garantindo uma ferrovia moderna e desalavancada desde o início”, afirmou Rabello, em teleconferência com acionistas e investidores.
No trecho entre o Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Ceará, e Eliseu Martins (PI), a ferrovia pertence à Transnordestina Logística, subsidiária da CSN. A obra já possui R$ 600 milhões em caixa e deve receber R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre de 2025, além de mais R$ 1 bilhão no fim do ano.
Com 80% dos trechos já contratados, o avanço do projeto reforça a expectativa do executivo de que a ferrovia será um ativo estratégico para o futuro da companhia – e para o escoamento de cargas no Nordeste brasileiro.
A Transnordestina é vista como essencial para o transporte de diversos produtos, como grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis, minério, entre outros, da região conhecida como Matopiba, que engloba os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.