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Transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul cresce 18% em 2022

27.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: VLI
Data: 24/04/2023

A VLI – empresa de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – registrou aumento de 18% no volume de cargas transportado pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), importante corredor para escoamento da produção do agronegócio brasileiro por meio do sistema portuário de São Luís (MA). A movimentação ferroviária passou de 12,7 milhões de toneladas em 2021 para cerca de 15 milhões de toneladas em 2022. A VLI é responsável pela concessão do tramo norte da FNS, um corredor logístico de alta eficiência para atendimento aos clientes da região, com cargas como grãos, combustíveis, minerais e celulose.

“A estabilidade operacional permite o crescimento dos volumes movimentados no Corredor Norte ano a ano, o que também demonstra a confiança dos clientes da VLI nos serviços que ofertamos por meio do nosso sistema logístico integrado”, afirma o diretor de Operações do corredor, Daniel Schaffazick.

Um dos destaques de 2022 no corredor logístico foi a entrada em operação do Terminal Integrador de Porto Franco (TIPF) no Maranhão. Essa unidade possui capacidade de movimentar 600 mil toneladas por ano, em especial soja e milho provenientes do Maranhão, Pará e Piauí. Também em no último ano, o Terminal Portuário São Luís (TPSL), administrado pela VLI, registrou recorde na movimentação de cargas. Foram 5,4 milhões de toneladas de carga geral transportadas.

Para 2023, as expectativas são positivas, com boas perspectivas para as safras de soja e milho e a inauguração oficial do novo corredor de fertilizantes do Arco Norte brasileiro, fruto de uma parceria entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). A operação liga o terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins. Os investimentos iniciais do projeto giraram em torno de R$ 200 milhões e a capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura é de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A partir do Terminal de Palmeirante, os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.