Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem entre SP e Campinas gera interesse de empresas espanholas

03.04.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Litoral
Data: 31/03/2023

O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira que a construção de um trem entre a Capital e Campinas despertou interesse de empresas espanholas. Representantes da gestão estadual estão na Europa para apresentar projetos do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP) e atrair investimentos para o Estado.

O projeto da linha férrea, batizado como Trem Intercidades, foi apresentado pelo secretário Lucas Ferraz (Negócios Internacionais) nesta quarta-feira (29)  a um grupo de investidores numa reunião em Madri.  O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) havia passado por uma cirurgia de emergência em Londres no dia anterior para retirar um cálculo renal e não participou do encontro.

Segundo Ferraz, a primeira reunião foi com a diretoria da OHLA – a empresa voltou recentemente ao Brasil, com escritório aberto em São Paulo. O secretário afirmou que continuará conversando na capital paulista com a empresa, que também estaria interessada em projetos de infraestrutura.

Com investimento previsto de R$ 12,7 bilhões, o Trem Intercidades Eixo Norte faz parte do PPI-SP. A obra do trem contempla a construção de linhas de trens que vão ligar São Paulo, Jundiaí e Campinas, além de Francisco Morato. Parte do projeto integrará a Linha 7-Rubi da CPTM, até Francisco Morato.

Tarcísio foi liberado pelos médicos e se juntará à equipe em Paris, onde comandará as reuniões com empresas locais nesta quinta e sexta. Os compromissos na França serão a última parada da missão do governo paulista pela Europa, que se iniciou na última segunda-feira (27).

Outras empresas

O encontro com representantes da Aena foi o segundo compromisso do Governo de SP na missão em Madri. Na reunião, o secretário apresentou o portfólio de projetos do estado de São Paulo.

A Aena é uma operadora espanhola que já arrematou a concessão de 11 aeroportos brasileiros, inclusive o de Congonhas, na zona sul da Capital. A concessão desses aeroportos foi estruturada por Tarcísio de Freitas, quando era ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro.

A comitiva do Governo de São Paulo ainda apresentou portfólio de projetos do PPI-SP em almoço na Casa de América, em Madri. Lá, o secretário Lucas Ferraz falou sobre as prioridades da gestão, as oportunidades de investimento e respondeu perguntas dos participantes sobre o cenário em São Paulo.

Representantes do governo ainda se reuniram com Manuel Manrique Cecília, CEO da Sacyr (grupo espanhol que atua no setor de construção).

A empresa se mostrou, segundo nota da gestão estadual, “bastante interessada” nos projetos do PPI-SP, especialmente os de infraestrutura e de saneamento, com destaque para o Trem Intercidades e a Sabesp.

A última agenda foi com o Grupo ACS. Entre as maiores construtoras do mundo, a ACS não participava deste setor no Brasil, e também teria mostrado interesse após conhecer o portfolio apresentado.