Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem Intercidades de Sorocaba pode terminar na estação Pinheiros, diz governo

29.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metro CPTM
Data: 29/02/2024

Enquanto o Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas) vai a leilão nesta quinta-feira, 29, marcando a volta dos trens regionais à São Paulo, o governo do estado já se debruça nos demais ramais planejados.

O mais próximo de ter o projeto lançado é o TIC Eixo Oeste, entre a capital paulista e Sorocaba.

Na entrevista concedida à Folha de São PauloRafael Benini, que é o responsável pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, afirmou que o trem deve ter a audiência pública lançada no começo de 2025.

O projeto já conta com um estudo encomendado junto ao IFC (International Finance Corporation), ligado ao Banco Mundial, e que vai determinar qual é a proposta de melhor custo-benefício.

O Trem Intercidades para Soracaba, no entanto, esbarra em novos problemas, o primeiro deles é que a gestão Doria concedeu a Linha 8-Diamante à ViaMobilidade, ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais.

Diferentemente do TIC para Campinas, cuja vencedora também operará a Linha 7-Rubi, o futuro concessionário do trem para Sorocaba terá de manter o serviço paralelo ao trem metropolitano.

Segundo Benini, não haveria grandes problemas para chegar com o trem regional até a estação Presidente Altino, na divisa de Osasco com São Paulo. O ponto é que o governo Tarcísio de Freitas quer que o TIC tenha uma conexão com uma linha de metrô.

As opções, segundo o secretário, são inúmeras, entre elas um terminal e Água Branca, que era a estação original para os trens regionais no projeto da CPTM.

Mas Benini citou outra possibilidade: levar o TIC Eixo Oeste até Pinheiros, onde haveria uma ligação com a Linha 4-Amarela.

Local de estação

Consigo chegar a Pinheiros? Consigo. É mais barato? É, mas vou ter de chegar pela outra margem do rio, não pela Linha 9“, disse o secretário à Folha.

Seriam quase 7 km de vias entre o trecho onde há trilhos perto de Presidente Altino e a altura da estação Pinheiros.

A margem oposta do rio tem de fato espaço até as faixas da via expressa, mas não está claro como construir uma estação funcional capaz de acomodar os trens e as áreas de ligação com a malha metroferroviária.

Uma hipótese seria que ela fosse subterrânea, sob a Marginal Pinheiros no sentido sul. Ou então em área elevada como uma ponte. Nesse caso, a distância até o Metrô e a Linha 9-Esmeralda seria menor.

A gestão atual espera ainda licitar o projeto até 2026, mas o tempo parece curto para avançar com todos os estudos.