Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trem para o Aeroporto de Campinas – Governo paulista inicia projetos que ligarão capital ao interior

01.07.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Prontos pra Voar
Data: 29/06/2024

Recentemente, durante reunião do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI), no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a qualificação do projeto Trem Intercidades, que vai conectar São Paulo ao Vale do Paraíba e à Baixada Santista.

Foram aprovadas a contratação de estudos para o desenvolvimento de quatro projetos, dois para o Trem Intercidades (TIC) e outros dois VLTs (veículo leve sobre trilho) no interior paulista.

De São Paulo para Santos

A ligação entre a capital a e baixada santista é de extrema importância para moradores e turistas que desejam visitar as praias do litoral Sul, e até mesmo para os que pretendem embarcar nos diversos navios de cruzeiros que partem do porto de Santos.

O Trem Intercidades Eixo Sul, já iniciada em fevereiro deste ano, terá um investimento de até R$ 15 bilhões. O grande desafio no momento é realizar estudos que viabilizem a proposta, principalmente em meio à Serra do Mar, o modelo da composição que será utilizado e com que linha será interligada.

A expectativa é que o trajeto seja feito em 1h30.

De São Paulo para São José dos Campos

A maior cidade do Val do Paraíba, São José dos Campos, será o destino do projeto Trem Intercidades Eixo Leste, com um aporte estimado em R$ 6 bilhões. Serão 130km de trajeto feitos em até 75 minutos.

Uma das opções que está sendo avaliada pelo estudo do governo, é a possibilidade de interligação com a linha 13-Jade, da CPTM, o que permitirá também uma conexão com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Aeroporto de Campinas – Principal Objetivo no Interior

Os outros dois projetos VLTs anunciados pelo governo também estão em fase de estudos.

Um deles fará a ligação entre três municípios – Campinas, Sumaré e Hortolândia – que inclui uma viagem do centro de Campinas ao Aeroporto de Viracopos, sendo este o principal hub da companhia aérea Azul.

Atualmente a chegada ou partida de Viracopos é feita de ônibus ou carro, o que pode inviabilizar turistas de utilizarem o aeroporto e os levarem a escolher outros destinos. O TIC Eixo Norte, iniciado em fevereiro, ligará Campinas diretamente a São Paulo, com previsão de início das operações para 2031.

O segundo projeto começa interligando Sorocaba a Iperó, já prevendo a conexão dos dois pontos com São Paulo, no Trem Intercidades Eixo Oeste.