Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Trensurb não será privatizada

25.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Terra
Data: 24/05/2023

Na última terça-feira (23), o deputado estadual Miguel Rossetto (PT-RS) anunciou que o governo federal irá retirar a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) do Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi tomada após uma série de protestos por parte dos trabalhadores do metrô contra a deterioração e privatização da empresa.

Segundo Rossetto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou a retirada da Trensurb do PND e destacou que todas as melhorias no sistema serão realizadas sob a nova diretoria, que assumirá até o final de junho. “Foi isso que ele anunciou, e ele irá encaminhar a retirada da Trensurb do PND”, revelou o deputado. Outros parlamentares da base aliada do governo Lula também estiveram presentes na reunião.

O protesto mais recente dos metroviários ocorreu nesta terça-feira, conhecido como Dia Nacional de Lutas contra as Privatizações, Concessões e Terceirizações. Segundo o presidente do sindicato, Luis Henrique Chagas, a reunião com o ministro atendeu a uma demanda antiga do setor. “Hoje isso se concretizou em uma reunião com a bancada federal dos deputados do PT, PCdoB e PSol do Rio Grande do Sul, e o deputado estadual Miguel Rossetto”, comemorou no início da noite.

Durante o protesto, as catracas da estação Mercado ficaram liberadas no final da tarde como parte da manifestação contra a privatização do trem. No local, também ocorreram discursos políticos e manifestações com bandeiras. De acordo com a Trensurb, a passagem livre dos usuários ocorreu das 17h25min às 17h45min.