Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

União deve estudar uso de ferrovias no extremo sul de São Paulo e no litoral sul

25.09.2020 | | Notícias do Mercado

Três trechos ferroviários que estavam sob administração da Rumo devem ser devolvidos para a União, com a renovação do contrato da Malha Paulista, segundo uma reportagem da Revista Ferroviária com base em uma afirmação do Ministério da Infraestrutura.

A pasta está estudando junto à ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres soluções para os trechos ferroviários, sendo um deles no extremo sul de São Paulo, outro no litoral sul e o terceiro no interior:

  • Cajati-Samaritá (214,6 km)
  • Nova Odessa-Piracicaba (45,5 km)
  • Varginha-Evangelista de Souza (25,4 km)

Foto: Jornal Bem-Te-Vi

O ministério, de acordo com a Revista, não descarta o uso dos trilhos para o transporte de passageiro ou cargas. As soluções serão embasadas tecnicamente. A partir dos estudos, poderemos indicar a possibilidade de utilização dos trechos para transporte de carga ou de passageiros, diz o comunicado destacado pela publicação.

O trecho entre Cajati e Samaritá era conhecido antigamente como ramal Santos-Juquiá, e corta o litoral sul cruzando as cidades de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, seguindo para a região de Registro.

Já o eixo Varginha-Evangelista de Souza parte de onde está sendo erguida a estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda da CPTM até a antiga estação Evangelista de Souza, no entroncamento com a ferrovia de cargas Mairinque-Santos, que a partir desse ponto, desce a serra rumo ao litoral.

 

Fonte: ViaTrolebus

Data: 23/09/2020