17.12.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Totum Comunicação Data: 17/12/2025
O Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, recebeu, na última semana, os executivos Raffi Garabedian (CEO) e Dave Eaglesham (CTO), cofundadores da Electric Hydrogen, fabricante norte-americana de eletrolisadores avançados PEM de escala industrial, para uma apresentação sobre as novas tecnologias para alavancar os mercados de hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis no Brasil.
Em visita ao Brasil, os fundadores da empresa destacaram o potencial competitivo das fontes renováveis brasileiras para a produção do hidrogênio verde, de forma a apoiar o processo de descarbonização da indústria pesada e de setores estratégicos da economia.
O encontro na UFSC (www.fotovoltaica.ufsc.br) contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre pesquisadores, empresários, autoridades e agentes do setor elétrico brasileiro. Os participantes puderam acompanhar os detalhes da tecnologia avançada de eletrólise PEM (membrana de troca de prótons) da Electric Hydrogen (https://eh2.com) que chega ao Brasil. A solução é considerada a mais eficiente do mundo, que permite a produção de hidrogênio em larga escala e com menor custo, bem como viabilizar a fabricação nacional de amônia verde e uma cadeia de suprimentos de fertilizantes segura e descarbonizada.
Sob a liderança do Professor Ricardo Rüther, o laboratório é referência em pesquisa de energia solar e opera diversos sistemas de teste com tecnologia da First Solar, empresa onde Raffi e Dave também atuaram como CTOs. Da mesma forma que o laboratório da UFSC promoveu inovações no setor fotovoltaico, contribuindo para redução de custos e aumento de eficiência, essa tradição de inovação se expande para a produção de hidrogênio e amônia verdes a partir das soluções da Electric Hydrogen, abrindo caminho para produzir o hidrogênio verde com mais competitividade e em grande escala.
Para os fundadores da Electric Hydrogen, foi inspirador conhecer de perto o trabalho do Professor Rüther e sua equipe na integração de renováveis com hidrogênio e fertilizantes verdes. “O futuro da agricultura sustentável no Brasil está sendo construído agora”, dizem.
O evento na UFSC marca também a chegada oficial da empresa ao Brasil e aos mercados latino-americanos, com a atuação da executiva brasileira Maria Gabriela da Rocha Oliveira como gerente geral da fabricante na região. A aposta da companhia é alavancar o hidrogênio verde a partir tecnologia HYPRPlant e, assim, contribuir em projetos que promovam a redução das emissões de poluentes em setores de difícil descarbonização, como fertilizantes nitrogenados, combustível sustentável de aviação (SAF), siderurgia e produção de metanol, entre outros.