Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Valec publica edital para a concessão de pátio intermodal da ferrovia Norte-Sul de Guaraí

15.10.2021 | | Notícias do Mercado

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa pública ligada ao Governo Federal, publicou nesta última sexta-feira (08/10), edital para a concessão do pátio intermodal da Ferrovia Norte-Sul de Guaraí, situado na divisa com Tupirama, às margens da rodovia BR-235, com área total de 82,3 mil m².

A sessão pública para abertura das propostas está marcada para acontecer no dia 05/11, lembrando que o prazo de concessão é de 15 anos, prorrogável por até 5 anos. A ideia é que o novo terminal seja utilizado para o transbordo de grãos e minérios, incrementando em pelo menos 15% o movimento da ferrovia.

Todos os documentos relativos a licitação, incluindo editais, estudo de viabilidade e documentos necessários para habilitação dos interessados estão disponíveis no site da Valec (www.valec.gov.br). A homologação do resultado do certame deve ser concretizada até dezembro, caso não ocorrem intercorrências.

A Ferrovia Norte-Sul

Projetada ainda na década de 1980 para interligar as malhas ferroviárias nos extremos do país, a Ferrovia Norte-Sul possui 4,1 mil quilômetros de extensão e passa pelos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.