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Veja fotos inéditas da construção do People Mover do Aeroporto de Guarulhos

26.02.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 26/02/2024

As obras do People Mover , sistema de transporte automatizado entre a estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM e os terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, estão sendo realizadas utilizando-se da tecnologia Aeromovel.

A conclusão do empreendimento está prevista para o primeiro semestre de 2024. O novo sistema contará com 2,7 km de vias e quatro estações.

O site esteve recentemente na estação da Linha 13-Jade e também nos terminais do Aeroporto de Guarulhos para conferir de perto o andamento da obra e da construção das estações que farão conexão com os terminais.

Integração CPTM

A estação inicial do Aeromovel do aeroporto está localizada anexa com a estação da CPTM. O local escolhido é de fácil acesso, estando imediatamente após a antiga sacada que dá vista ao Terminal 1.

Atualmente o local já conta com a via permanente completamente instalada. Uma lona escura impede a visualização total da obra, mas é possível ver no exterior que a cobertura do local foi complementada.

Próximo a este local existem duas estruturas importantes. O primeiro aparenta ser uma espécie de galpão para manutenção com espaço para uma composição. Outro elemento é uma cabine de ventilação ligada às vigas e que fará o impulsionamento do trem.

Terminal 1

A estação do Terminal 1 está em fase avançada de construção. Ela foi erguida do zero em um local onde não havia estruturas de apoio, como prédios operacionais, por exemplo. Apesar disso, a estação tem uma concepção bastante simples e funcional.

A estação aparentemente não terá elevadores. Para compensar este fator uma grande rampa foi instalada, permitindo a acessibilidade dos passageiros. Esta parada possui portas de plataforma parcialmente instaladas.

Terminal 2

A estação do Terminal 2 é, aparentemente, a que menos teve progressos. A sua localização elevada na área central do terminal impede que as obras possam ser visualizadas com maior nível de detalhes.

Na área externa é possível observar duas estruturas para o que poderão ser dutos de ar que irão tracionar o Aeromóvel.

Já na parte interna do terminal é possível ver duas áreas isoladas. Os locais possivelmente serão os acessos aos trens do Aeromóvel. Dentre todas as paradas, a do Terminal 2 é a que mais facilita comodidade ao passageiro, já que deixa o usuário praticamente dentro do terminal.

Terminal 3

A estação Terminal 3 é a última parada do Aeromóvel. Ela está sendo instalada em uma área previamente construída e que faz parte do acesso ao edificio garagem do aeroporto de Guarulhos.

Pela parte externa é possível visualizar que a estação já possui alguns módulos de portas de plataforma. A cobertura foi estendida possibilitando abrigar os passageiros do clima adverso.

O acesso à estação se dará por elevadores e escadas rolantes, todos pré-existentes. O acesso ao Terminal 3 se dará através de esteiras rolantes próximas à parada em área climatizada.

Vias do Aeromóvel

As vias do aeromóvel são assentadas em vigas vazadas, por onde o ar irá propulsionar as composições. As dimensões dos trilhos utilizados são menores do que os tradicionalmente adotados nas ferrovias de maior capacidade como na CPTM e Metrô.

Na parte central da vida foi instalada uma espécie de vedação em borracha. Ela é composta por dois segmentos que permitirão a passagem da vela, e que se fecham imediatamente ao concluir o trajeto. Isso permitirá manter a pressão dentro das vigas vazadas.

A concepção do sistema Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos utiliza tecnologia 100% nacional. Apenas alguns elementos, como sistema de sinalização e CCO, deverão ser fornecidos por empresas estrangeiras, sendo todo o resto produzido no Brasil.

Nisto se incluem as três composições que serão fabricadas pela MarcopoloRail com capacidade para transportar até 200 passageiros cada.