Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Verde Agritech pede autorização para construir ferrovia em Minas

13.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: O Tempo
Data: 09/03/2023

A Verde Agritech – empresa com maior capacidade de produção de potássio para a agricultura do Brasil e a primeira do mundo a aditivar fertilizante mineral com microrganismos – solicitou autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir um ramal ferroviário no interior de Minas Gerais.

O projeto da companhia prevê um traçado entre a instalações da companhia, em São Gotardo, e a cidade de Ibiá, no Triângulo Mineiro, para escoar a produção de K Forte e BAKS.

“A ferrovia dará aos agricultores acesso a um volume ainda mais substancial de produto”, disse Cristiano Veloso, fundador e CEO da Verde Agritech.

Ramal

Segundo a Verde Agritech, o ramal ficará interligado a uma rede ferroviária que conecta sete estados e o Distrito Federal, que tem parte administrada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

“As ferrovias FCA são a principal rota entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil”, destaca o comunicado ao mercado.

O projeto apresentado à ANTT contempla o transporte de até 50 milhões de toneladas de fertilizantes potássicos por ano, cerca de 55% da demanda nacional, segundo a empresa.

A Verde Agritech diz esperar a autorização da ANTT para os próximos meses.

Operação

A Verde Agritech tem duas plantas em operação, em São Gotardo e Matutina, com capacidade de produzir anualmente até 3 milhões de toneladas de fertilizantes.

Este ano, a construção da terceira planta, com investimentos de R$ 275 milhões, foi anunciada pela empresa para ser concluída em 2024, elevando a capacidade de produção para 16,4% da demanda nacional.

Bio Revolution

A Verde Agritech se tornou a primeira empresa do mundo a aditivar microrganismos aos fertilizantes minerais, por meio da tecnologia Bio Revolution, desenvolvida em parceria com as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Mato Grosso (UFMT) e de São Carlos (UFSCAR).

O primeiro microrganismo aditivado ao fertilizante K Forte, com autorização do Ministério da Agricultura, foi o Bacillus aryabhattai, reconhecido na agricultura por seus benefícios na produção de alimentos.

As pesquisas da tecnologia já patenteada se iniciaram em 2015.

Produtos

A Verde Agritech produz três linhas de produtos: K Forte, BAKS e Silício Forte.

O potássio da Verde Agritech, chamado de K Forte, é superior ao importado porque não contém cloro e não se perde por lixiviação.

Ele permite liberação gradual de nutrientes, não compacta e nem saliniza o solo, além de preservar a microbiota da terra.

O fertilizante é aplicável a todas as culturas agrícolas, e além disso, é aprovado para a agricultura orgânica.