Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ViaMobilidade está modernizando sistema de sinalização da Linha 8-Diamante

06.11.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Metrô CPTM
Data: 02/11/2023

Durante o feriado desta quinta-feira (02), a ViaMobilidade interditou a operação da Linha 8-Diamante entre Domingos de Moraes e Comandante Sampaio. O motivo foi a atualização do sistema de sinalização.

As intervenções, segundo a concessionária, foram realizadas durante as primeiras horas da operação comercial. Para permitir o tráfego de passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ônibus do sistema PAESE foram acionados.

Modernização da sinalização

A atualização do sistema de sinalização está prevista no contrato de concessão. O “Empreendimento 54 – ATC Linha 8” prevê a implantação do intertravamento microprocessado no “Domínio 2”.

Para compreender o que isso significa na prática, é necessário explorar conceitos mais avançados do sistema de sinalização ferroviário.

Os Domínios

Primeiramente, é importante definir o que é o “Domínio 2”. Quando o sistema de controle de trens foi implantado pela FEPASA nos anos 80 os trechos da Linha 8-Diamante, antiga Linha Oeste, foram divididos em cinco regiões, denominadas “dominios”.

Cada domínio é um setor de via que conta com Estações Mestras e postos de controle locais. A modelagem possibilita a continuidade da operação em caso de degradação do sistema de forma global.

Os domínios da Linha 8-Diamante e suas respectivas Estações Mestras são:

  • Domínio 1: Julio Preste- Domingos de Morais (estação mestra em Barra Funda)
  • Domínio 2: Imperatriz Leopoldina – Osasco (estação mestra em Osasco)
  • Domínio 3: Comandante Sampaio – Antônio João (estação mestra em Carapicuíba)
  • Domínio 4: Barueri – Itapevi (estação mestra em Itapevi)
  • Domínio 5: Santa Rita – Amador Bueno (estação mestra em Amador Bueno)

Histórico tecnológico

O sistema de sinalização implantado pela FEPASA era baseado em intertravamento por relés, equipamentos eletromecânicos, que funcionam de forma orquestrada para sinalizar as ocupações de vias e demais aspectos atrelados ao controle de tráfego.

Com o advento de novos sistemas de controle, a CPTM, quando ainda operava a Linha 8-Diamante, optou por atualizar a sinalização para o CBTC, baseada em sistemas eletrônicos e comunicação via rádio.

Para permitir a operação do CBTC, o sistema antigo deveria ser substituído por uma versão eletrônica com equipamentos microprocessados. Em termos práticos, os grandes equipamentos eletromecânicos seriam trocados por circuitos eletrônicos  e equipamentos portáteis.

As placas eletrônicas possibilitam a digitalização e programação das informações, tornando os processos mais rápidos e seguros, aumentando a confiabilidade do sistema de sinalização.

A CPTM executou com sucesso a troca do sistema antigo para o sistema atualizado nos domínios 1, 3 4 e 5. O “Domínio 2” é o único com sistema de sinalização antigo. É possível constatar isso observando itens simples como os sinaleiros.

Os sinais do Domínio 2 são do tipo unifocais, com apenas três aspectos (verde, amarelo e vermelho), que alternam de cores através de um leque interno controlado pelo sistema de sinalização. Todos os sinais dos demais domínios são bifocais com um aspecto (Vermelho superior e amarelo inferior).

As melhorias realizadas na Linha 8-Diamante visam promover esta atualização. O modelo de sistema microprocessado escolhido é o Westrace MK II de propriedade da Siemens.

A instalação do Westrace permitiria a implantação integral do CBTC, que foi parcialmente instalado na Linha 8, mas que não se constitui como obrigação contratual por parte da concessionária.

Apesar deste fato, existem conversas a respeito de atualizações profundas no sistema de sinalização das linhas 8 e 9 com a adoção de um modelo amplamente utilizado e inédito no Brasil.