Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

ViaMobilidade recebe terceiro novo trem da Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

03.08.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portal Metrô CPTM
Data: 01/08/2023

Composição da série Alfa foi entregue no final de julho no pátio Presidente Altino, em Osasco

ViaMobilidade, operadora dos trens metropolitanos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, recebeu neste final de semana a terceira unidade dos novos trens da Série Alfa (8900).

A composição foi recepcionada no Pátio Presidente Altino, local onde os trens são retirados dos caminhões e passam pelo processo de encarrilhamento,  quando são postos sobre os trilhos.

A entrega ocorre após praticamente um mês após a chegada da composição A02, indicando uma possibilidade de aceleração da fabricação dos trens pela Alstom. A empresa até então alegava problemas na cadeia de suprimentos global devido à demora na entrega da nova série.

Outra novidade importante é a operação da segunda composição já no mês de agosto. A ViaMobilidade realizará os testes dinâmicos no trem, que deverá ser liberado até o final deste mês.

Terceira nova composição da Alstom (ViaMobilidade)
Terceira nova composição da Alstom (ViaMobilidade)

Tendo em vista que os principais testes de desempenho foram realizados na composição A01 (cabeça de série), os demais trens deverão tornar o processo de comissionamento mais rápido, já que os ajustes necessários podem ser realizados na fábrica, em Taubaté.

Com o gradual processo de entrada de novos trens na operação, a concessionária poderá viabilizar a devolução de trens cedidos de volta para a CPTM. O contrato estabelece que os trens da série 8500 serão os primeiros a serem remetidos para a estatal.