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ViaMobilidade se prepara para entregar novo Centro de Controle Operacional das linhas 8 e 9

13.07.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portal Metrô CPTM
Data: 12/07/2023

Enquanto a obra não é finalizada, confira alguns detalhes sobre o funcionamento do novo CCO, localizado no Pátio Presidente Altino.

ViaMobilidade está construindo o seu novo Centro de Controle Operacional (CCO) no pátio de Presidente Altino, em Osasco. O investimento faz parte das obrigações da concessionária estabelecidas no contrato de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

As obras do novo CCO estão bastante adiantadas. Enquanto a concessionária finaliza as atividades remanescentes, o site mostrará em detalhes algumas das características do novo centro.

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O centro de controle operacional deverá possuir uma arquitetura que englobe o conjunto da sala de controle e sala de engenharia e que se comunicarão com a sala de servidores, responsável por manter os sistemas computacionais ativos.

Arquitetura do novo CCO (STM)
Arquitetura do novo CCO (STM)

Os servidores serão ligados, via sistema de comunicações (fibra ótica), com as salas técnicas de intertravamento das Linhas 8 e 9. Nestas salas é realizada toda a lógica do sistema de sinalização promovendo a segurança da circulação. O contrato estabelece as definições para os seguintes termos:

Sala de controle

É o local onde realiza-se o controle de todas as operações das Linhas 8 e 9. Neste caso inclui-se principalmente o posto do operador de controle de tráfego e controle de estações e seus sistemas.

Sala de engenharia

A sala da engenharia fica próxima à sala de controle. Neste ambiente localiza-se o posto de manutenção do CCO que faz o diagnóstico das atividades realizadas nas linhas e no próprio centro de controle.

Sala separada no CCO, possivel ambiente para discussão de estratégias (ViaMobilidade)
Sala separada no CCO, possivel ambiente para discussão de estratégias (ViaMobilidade)

Sala de servidores

A sala de servidores é o local onde estão alocados os equipamentos que farão a sustentação do sistema informatizado. Neste ambiente existe um servidor ativo e um segundo servidor em stand-by. O servidor em stand-by pode ser acionado de forma automática em caso de queda do servidor principal evitando assim problemas para a operação.

Sala de controle de sinalização

Na sala de controle de sinalização estão alocados os equipamentos responsáveis pela lógica e intertravamentos de todo o sistema de sinalização, ou seja, são o conjunto de itens que realizam a segurança da movimentação dos trens.

Sistema de sinalização (Jean Carlos)
Sistema de sinalização (Jean Carlos)

Funcionalidades do CCO

Sistema de Controle de Trens – SCT

O SCT realiza o monitoramento e o controle do tráfego nas linhas 8 e 9. Através do controle centralizado e remoto é possível realizar a movimentação dos trens de forma segura incluindo as manobras realizadas nos aparelhos de mudança de via.

O SCT também poderá realizar atividades para o cumprimento e gerenciamento das tabelas horárias, ou seja, a lista de partidas programadas para os trens, além disso também ocorre o gerenciamento do intervalo entre trens.
Estas atividades são conduzidas pelo controlador de tráfego ou pelo sistema ATO caso esteja implantado.

Maquina realizando a fusão de fibra ótica para o sistema de transmissão de dados (ViaMobilidade)
Maquina realizando a fusão de fibra ótica para o sistema de transmissão de dados (ViaMobilidade)

Sistema de Controle de Energia – SCE

Este sistema permite o controle e o monitoramento constante dos equipamentos de alimentação de alta tensão, média tensão e baixa tensão. Isso inclui:

  • Subestações primárias
  • Subestações de média tensão
  • Subestações retificadoras
  • Subestações auxiliares

São controlados principalmente equipamentos como disjuntores, chaves seccionadoras e contatores. Tais itens podem realizar a energização e desenergização dos barramentos e linhas, situação imprescindível para manutenção.

Para além do controle dos circuitos energizados, também é feito a gestão do consumo de energia com alertas sobre as quantidades utilizadas e avisos quanto à ultrapassagem da demanda contratada.

Sistema de controle de energia (Jean Carlos)
Sistema de controle de energia (Jean Carlos)

Sistema de fluxo de passageiros – SFP

O sistema de fluxo de passageiros é responsável pelo controle e monitoramento de diversos equipamentos existentes nas estações. Entre eles estão as escadas rolantes elevadores e a linha de bloqueio.

Outros equipamentos que também são controlados através do SFP são a rede de telefonia, de dados, de transmissão via rádio, sistema de monitoramento de vídeo e aviso ao público.

Sistema de Controle de equipamentos auxiliares – SEA

Esse sistema permite o controle de equipamentos e sistemas que auxiliam no funcionamento das estações e dos pátios. Dentre eles estão salas de ventilação, ar condicionado, bombas, alarmes de incêndio, sistema de combate a incêndio e o sistema de iluminação.

Sistema de administração e serviços – SAS

Esse sistema é responsável pelo controle e gerenciamento de acesso às funções do CCO. Algumas das atribuições desse sistema são o gerenciamento de usuários e senhas, com seus respectivos acessos e permissões, e o gerenciamento de softwares com suas respectivas versões e atualizações.

Simuladores

O centro de controle operacional também poderá contar com dois softwares do tipo simulador para ministrar treinamento aos colaboradores. Um dos programas é o simulador de tráfego (SIMTR) que pode ser utilizado para o treinamento dos controladores de tráfego. O software simula uma situação de operação real.

O simulador de energia, sistemas auxiliares e fluxo de passageiros (SIMEA) terá função semelhante realizando a simulação de manobras elétricas, monitoramento de equipamentos nas estações entre outros eventos considerados importantes.

Apesar de citado no contrato de concessão, ambos os softwares não são obrigatórios, podendo a concessionária adotá-los para melhoria da capacidade técnica dos funcionários do centro de controle.

Layout geral do novo CCO das Linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)
Layout geral do novo CCO das Linhas 8 e 9 (ViaMobilidade)

Área de trabalho

No CCO existem diversas funções a serem executadas. O relatório coloca algumas das atividades e propõe um layout específico para cada mesa de trabalho.

supervisor do CCO terá acesso a todas as informações consideradas importantes para a operação. Em seu posto haverá visibilidade do sistema de controle de trens, sistema de controle de energia, sistema de equipamentos auxiliares e sistema de fluxo de passageiros de ambas as linhas.

Posto do supervisor (STM)
Posto do supervisor (STM)

operador de trens das vias principais e do pátio de Presidente Altino deverão ter layout semelhante. Serão dispostas telas com o sistema de controle de trens, sistema de energia, auxiliares e fluxo de passageiros.

Neste caso, geralmente separam-se os consolistas por linhas. O pátio de Presidente Altino possui um funcionário dedicado para gerenciar as manobras.

Posto do controlador de trafego (STM)
Posto do controlador de trafego (STM)

operador de serviços e fluxo de passageiros terá funções relativas principalmente as estações. Ele terá acesso ao sistema de energia, sistemas auxiliares e fluxo de passageiros.

operador do sistema de alimentação elétrica e dos sistemas auxiliares terão o mesmo layout do operador de serviços e fluxo de passageiros. Suas funções, porém, serão diferentes.

Enquanto o primeiro realizará as atividades relativas ao sistema de energia como manobras elétricas, o segundo terá autonomia para controlar equipamentos das estações, facilitando a adoção de estratégias operacionais quando necessário.

Posto de estações, sistemas auxiliares e energia (STM)
Posto de estações, sistemas auxiliares e energia (STM)

Conclusão

Isso é o que, a princípio, se sabe sobre o novo CCO da ViaMobilidade. O contrato de concessão estabelece que estas normas são apenas referenciais, ou seja, podem ou não ser adotadas pela concessionária.

Mas, tratando-se de organização, observa-se neste layout que existe uma otimização das funções de forma que cada funcionário que estiver no CCO tenha como cumprir suas atividades de forma sinérgica, facilitando as viagens e a experiência final do passageiro.