Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Vicente Abate ministrará aula no IME

30.03.2021 | | ABIFER News

O Instituto Militar de Engenharia (IME) foi uma das primeiras instituições de ensino brasileira a oferecer cursos de pós-graduação para o setor ferroviário.

O mestrado em Engenharia de Transportes foi criado em 1977, após a realização de um curso de Especialização em Transporte Ferroviário, por  solicitação do GEIPOT (Grupo Executivo para Implantação da Política de Transportes), através de convênio com o então Ministério dos Transportes.

Atualmente, o curso vem sendo realizado por solicitação das empresas operadoras ferroviárias e tem como objetivo propiciar aos alunos uma visão sistêmica do setor de Engenharia Ferroviária, abrangendo conceitos, ferramentas e metodologias de apoio à gestão; apresentar Técnicas de Engenharia voltadas para o apoio à decisão no setor; desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para uma tomada de decisões rápida e eficaz; estimular a troca de experiências entre os participantes, em uma atmosfera que conduza à ampliação de conhecimentos; estimular a reflexão, bem como a ação, no que diz respeito às rápidas mudanças e às turbulências que vêm ocorrendo no setor.

Devido às complicações causadas pela pandemia e à necessidade do distanciamento social, a conclusão da última turma do curso teve que ser adaptada para ensino a distância.

No próximo dia 6, o presidente da ABIFER, Vicente Abate, ministrará aula aos alunos do curso em formato virtual. De acordo com o Prof. Luiz Antonio Silveira Lopes, do IME, “um sistema de transportes é como se fosse uma corrente e uma corrente é tão forte quanto o mais fraco dos seus elos, daí a importância de apresentarmos uma visão geral do sistema. Uma das primeiras e mais importantes disciplinas do curso é Sistema de Transporte Ferroviário; ela retrata o sistema visto sob três pontos de vista: da indústria, das operadoras e do governo. A participação do Vicente Abate é muito importante porque ele apresenta a real situação do mercado ferroviário sob o ponto de vista da indústria. Certamente um elo muito importante nesta corrente”.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.