Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Vitória a Minas: 120 anos na travessia de histórias

13.05.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Estado de Minas
Data: 13/05/2024

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) completa 120 anos hoje (13/5). Construída inicialmente para transportar café, hoje leva minério de ferro e outros produtos entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, pelos 664 quilômetros percorridos em 13 horas e meia, o trem de passageiros conecta histórias de pessoas em busca de transporte seguro e lazer.

De acordo com a Vale, concessionária que administra a ferrovia, em 2023, 740 mil passageiros foram transportados pelo trem de passageiros. Diariamente, um deles sai de Belo Horizonte, com destino a Vitória, no Espírito Santo. Entre os passageiros que embarcavam na estação no Centro de BH na manhã de quarta-feira (8/5), uma turma chamava a atenção de quem estava na plataforma esperando para embarcar. Uma excursão de 63 pessoas, a maioria senhoras idosas, usava um abadá com a expressão “Partiu Vitória”.

O grupo saiu de Goiânia, Goiás, na terça-feira (7/5) e viajou 12h de ônibus até BH. Na quarta-feira, seguia animado para enfrentar mais de 13 horas de viagem até Vitória. Entre as viajantes, a aposentada Vilma Rodrigues de Abreu, de 66 anos. “Nunca viajei assim. Agora que estou começando a participar dessas viagens. Acho maravilhoso, estou adorando ter minha liberdade.” Ela conta que ficou viúva há pouco tempo. “Graças a Deus, estou livre, aposentada e agora vou curtir minha vida”, disse, animada diante de sua primeira viagem de trem.

A aposentada Maria Lúcia da Silva, de 67, também estava no grupo e viajando de trem pela primeira vez. “Estou até emocionada.” Questionada sobre o que faria para passar o tempo até Cariacica, na Grande Vitória, ela listou. “Atividade física que ele (professor de dança) coloca a gente pra fazer na cadeira, tem música, a gente canta, dança.”

O organizador da “aventura” é o professor de dança Mauro Mendes da Silva, conhecido como Mauro Negrão. “O objetivo da excursão é fazer um passeio alegre, divertido e com muita dança, além de conhecer novos lugares. É uma experiência. Há dois anos planejamos essa viagem e hoje estamos aqui realizando o sonho dessas jovens senhoras”, disse.