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VLI e ALE se unem na compensação de emissões de carbono

30.11.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Comércio
Data: 29/11/2023

Mirando na missão de inovar o mercado ferroviário nacional, a VLI Logística firmou parceria com a rede de distribuição de combustíveis ALE visando não apenas o transporte de combustíveis, mas a compensação das emissões de gases de efeito estufa. E o transporte de 751 mil litros de gasolina e diesel da distribuidora no mês passado, entre São Luís (MA) e Porto Nacional (TO), marcou o início da nova operação. A iniciativa tem sido uma aposta para revolucionar o setor a fim de compensar as emissões de carbono na atmosfera.

Embora seja mais sustentável quando comparado ao modal rodoviário por emitir menos gases de efeito estufa, a operação ferroviária naturalmente também gera impactos por conta da queima de combustíveis fósseis. Neste contexto, a empresa se torna pioneira no segmento ferroviário para o desafio de descarbonização.

“A VLI possui compromisso de redução de 15% das emissões de gases causadores do efeito estufa por tonelada transportada até 2030, e estamos mobilizados para isso por meio de uma série de iniciativas de descarbonização. A compensação das emissões é mais uma frente da nossa jornada, que nos permite mitigar os impactos das nossas operações enquanto avançamos com o nosso compromisso com foco em inovação e tecnologia”

A ideia do programa SemC surgiu durante a última edição do Inova VLI, programa de intraempreendedorismo da companhia. A premissa era simples: em vez de adquirir créditos de carbono por meio de operações no mercado financeiro, a VLI integra diretamente os créditos de carbono às operações ferroviárias. Desta maneira, a empresa passa a assumir a total rastreabilidade e auditabilidade das informações por ela produzidas, além de otimizar recursos para seus clientes.

“Isso torna a VLI um elo insubstituível e indispensável nessa cadeia. Por isso, consideramos o SemC uma iniciativa ambiental muito positiva e uma potencial nova oportunidade de negócio para a empresa. Nossa intenção é expandir essa abordagem para outros setores que atendemos, como grãos, açúcar e produtos industrializados, pois percebemos o envolvimento de nossos clientes com essa questão”, adianta o gerente comercial da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.

Transição energética para a diminuição de carbono

“Estamos extremamente satisfeitos em contribuir com essa iniciativa sustentável em parceria com a VLI e continuamos buscando soluções conjuntas para promover mais inovações logísticas em benefício do meio ambiente e de nossos clientes”, diz o gerente executivo de Logística da ALE, Elmer Vinhote.

Além das estratégias logísticas, a ALE também desenvolveu a linha Energy, uma categoria de combustíveis de transição energética lançada no ano passado. Composta por etanol, gasolina e diesel com catalisadores especiais, essa linha reduz em cerca de 30% a emissão de poluentes, além de proporcionar uma economia de aproximadamente 7% no consumo devido à combustão mais limpa e eficiente.

VLI e ALE querem a descarbonização na ferrovia

Assim como ocorre com a nova abordagem de compensação de emissões, a VLI implementou diversas iniciativas para reduzir as emissões geradas por suas operações. Um exemplo é o Leader, um sistema de condução semiautônoma de locomotivas. Estima-se que o uso desse sistema resulte em uma economia de combustível de até 7%.

Fuelytics é outro exemplo de iniciativa de eficiência energética em andamento na VLI. Assim como o SemC, a ideia foi desenvolvida no Inova VLI e permite reduzir o consumo por meio da priorização de ações operacionais recomendadas por modelagem matemática. Desde 2020, essa ferramenta já economizou mais de 2,5 milhões de litros de diesel, resultando em uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa, informou a empresa.