Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

VLI inicia escoamento de soja da safra 2022/23

06.02.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Isto É
Data: 01/02/2023

O sistema integrado da VLI começou a movimentar as primeiras composições com a safra de soja 2022/23, com carregamentos iniciais que ocorreram no final de janeiro e partiram do Terminal Integrador de Araguari (MG), disse nesta quarta-feira a companhia de logística em nota.

Segundo a VLI, a carga seguiu pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em direção ao porto de Tubarão, no Espírito Santo. Ainda pela FCA, foram registrados carregamentos pelo Terminal Integrador de Uberaba (MG), com destino ao Terminal Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista.

O sistema norte da companhia também registrou movimentações, no fluxo que vai do Terminal Integrador de Palmeirante, no Tocantins, ao sistema portuário de São Luís.

A capilaridade do sistema multimodal gerido pela VLI permite que a soja captada, principalmente, nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, seja destinada à exportação em três complexos portuários distintos: São Luís (MA), Vitória (ES) e Santos (SP).

Para dar vazão ao fluxo de escoamento de soja, que tem início agora e segue até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de fevereiro, março, abril e julho, a companhia utiliza três corredores logísticos, sendo eles os Corredores Centro-Sudeste e Centro-Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), além do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS).

O Brasil deve colher uma safra recorde de 152,7 milhões de toneladas de soja nesta temporada, aumento de 22,2% em relação ao volume registrado no ciclo anterior, ressaltou a VLI com base em dados do governo.